Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4227
Autor(es): Almeida Neto, Raimundo Bezerra de
Título: Cultura digital na BNCC: desafios e oportunidades de tecnologias da educação em história do 9º ano, da educação básica no Amazonas
Palavras-chave: Cultura digital;BNCC;Desafios e oportunidades;Tecnologias da educação em história;9 o. ano;Educação básica;Amazonas
Data do documento: 2025
Editor: Universidade La Salle
Resumo: O presente tema “Cultura Digital na BNCC: Desafios e oportunidades de Tecnologias da Educação em História do 9o. ano da Educação Básica no Amazonas”, busca conhecer quais os Desafios e Oportunidades das Tecnologias da Educação em História do nono ano da Educação Básica, no Amazonas. O objetivo geral é analisar a Cultura Digital na BNCC identificando os desafios e oportunidades de Tecnologias da Educação para o ensino de História no 9o. ano da Educação Básica, no Amazonas. Para alcançar o objetivo proposto, propomos os seguintes objetivos específicos: abordar o problema da Cultura Digital e das Tecnologias da Educação teoricamente, articulando a discussão teórica com a abordagem da BNCC; conhecer as especificações das Tecnologias da Educação em História do 9o. ano da Educação Básica, observando as diretrizes da BNCC; e identificar as principais vulnerabilidades e potenciais de desenvolvimento de tecnologia da educação no ensino de história para o 9º ano da Educação Básica, no Amazonas. Metodologicamente, trata-se de uma análise documental. Nos resultados, observa-se que há uma nova compreensão que deve ser conferida à Competência Cultura Digital na BNCC, com fundamento em uma visão crítica da tecnologia, de acordo com a qual a Tecnologia deixa de ser uma conjunto de artefatos e técnicas para ser então aplicada como um objeto configurado e situado social e culturalmente, permeado de valores desde a sua concepção, sendo influenciado e influenciando as pessoas em variadas maneiras de interação. Compreende-se, assim sendo, que as Competências da BNCC, em meio às quais se configura a Cultura Digital, não devem servir somente como uma maneira de conformidade do estudante um modelo socioeconômico neoliberal, ministrando atividades e assuntos contemporâneos que objetivam a manter o sujeito integrado à sociedade segundo ela se revela.
Orientador(es): Pontin, Fabrício
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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