Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4458
Autor(es): Mota, Natália Droescher dos Santos
Título: A abordagem educacional maker no contexto do ensino fundamental: contribuições da produção acadêmico científica
Palavras-chave: Maker;Ensino fundamental;Abordagem Educacional Maker
Data do documento: 2025
Editor: Universidade La Salle
Resumo: A presente pesquisa tem como temática a reflexão sobre a abordagem educacional maker, no contexto do ensino fundamental em escolas públicas. Seu objetivo geral é compreender as contribuições apresentadas nas dissertações, teses e artigos, para o aprofundamento sobre a abordagem educacional maker no contexto do ensino fundamental. O estudo se insere na linha de pesquisa Culturas, linguagens e tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade La Salle - Canoas e integra o Grupo de Pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Trata-se de uma investigação de caráter bibliográfica e qualitativa, cujos dados foram submetidos à metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Segundo a autora, a função primordial da análise do conteúdo é o desvendar crítico. O corpus investigativo principal foi constituído a partir do levantamento de cinco dissertações e duas teses disponibilizadas no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e complementado por cinco artigos encontrados no Google Scholar, referente ao período de 2015 a 2024. A análise foi realizada com base em três eixos principais: Foco investigativo; Fundamentos teóricos e abordagem metodológica. Os achados evidenciam a potência da abordagem educacional maker em promover experiências pedagógicas contextualizadas, capazes de fomentar o protagonismo estudantil e de articular tecnologias com intencionalidade pedagógica. Ao mesmo tempo, revelam a polifonia de significados atribuídos ao termo, indicando que muitas produções permanecem fragmentadas e pouco articuladas à BNCC (2018), ao anexo BNCC Computação (2022) e ao currículo escolar. Tais limites sinalizam a necessidade de ampliar pesquisas, reconhecendo que a abordagem educacional maker demanda tempo e continuidade para se constituir como prática pedagógica situada nas realidades das escolas públicas
Orientador(es): Backes, Luciana
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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