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Authors: Lucchini, Marlon Luis
Title: Ecorrecreação: uma proposta metodológica lúdica de ensino em Ciências Naturais
Keywords: Currículo;Lúdico;Ciências Naturais;Ecorrecreação
Issue Date: 2009
Publisher: Centro Universitário La Salle
Abstract: Esta dissertação tem como principais objetivos apresentar a proposta metodológica da Ecorrecreação, identificar e analisar o significado que os professores de Ciências Naturais atribuem ao lúdico quando o utilizam como elemento pedagógico no ensino. Na construção do referencial teórico, são apresentadas as principais teorias sobre o currículo tradicional, oculto e pós-crítico, bem como, o lúdico nas diferentes áreas de conhecimento, desde as teorias clássicas, passando pelas que relacionam o lúdico à educação, até as psicológicas e psicanalíticas. Para a descrição da proposta metodológica da Ecorrecreação são apresentadas algumas atividades desenvolvidas em duas escolas da rede municipal de ensino fundamental de Novo Hamburgo/RS. Foram objetos de estudo cinco professoras que atuam em escolas desta rede. A pesquisa constatou que as professoras investigadas não reconhecem o potencial educativo do lúdico pelas suas características principais, ou seja, imaginação, espontaneidade e criatividade. A atividade lúdica tem sido utilizada nas aulas de Ciências Naturais como um meio para aprendizagem de competências e habilidades exteriores ao próprio ato de brincar e jogar, tais como socialização, aquisição e assimilação de conhecimentos.
This dissertation main objectives are to present the methodological proposal of Ecorrecreação, identify and analyze the meaning attributed by Science teachers at the elementary level to the concept ludic when used as a pedagycal tool. In constructing the theoretical framework the main theories on the traditional, hidden, and post-critical curriculum are presented, as well as the concept ludic in different areas of knowledge, from the classical theory, ranging the ones that relate the ludic to education, to the psychological and psychoanalytic ones. For the description of the methodological proposal of Ecorrecreação, are presented some activities conducted in two public elementary schools in the city of Novo Hamburgo/RS. Five teachers from those schools were the object of study in this study. In this research it was observed that the investigated teachers do not recognize the educational purposes of ludic as the development of imagination, spontaneity and creativity. The ludic activities are used in Science classes as a means of learning skills and abilities different from the aims within the highlights of the concept ludic in which socialization, acquisition and assimilation of knowledge are highlighted.
metadata.dc.contributor.advisor: Colling, Ana Maria
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