Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/597
Authors: Marks, Dóres Délia
Title: Fracasso escolar: estudo com dependentes de substâncias psicoativas no CAPS AD nordeste na cidade de Canoas - RS
Keywords: Fracasso escolar;Exclusão;Substância Psicoativa;Usuário;Dependência
Issue Date: 2012
Publisher: Centro Universitário La Salle
Abstract: Este estudo tem como objetivo conhecer algumas características do paciente do Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas e da possibilidade de relacionar o fracasso escolar no ensino fundamental ao início do uso de substâncias psicoativas. A população que foi pesquisada é composta de pacientes acolhidos no local referido acima, que está situado no bairro Igara, na Cidade de Canoas/RS. As abordagens adequadas a esse estudo foram a qualitativa e a quantitativa. A coleta de dados foi estruturada em duas etapas: na primeira etapa foi utilizado um roteiro investigativo para o levantamento de dados nos prontuários dos pacientes acolhidos, a partir dos quais foi elaborado o roteiro de perguntas relativas à vida escolar dos indivíduos. A análise de dados, baseada em Bardin, serviu para corroborar o entendimento de forma concreta e não mais empírica, isto é, que o uso de substância psicoativa contribui para a repetência e a evasão escolar e que esse fracasso escolar frustra o jovem quanto aos seus anseios de concretizar os estudos e o uso de drogas acrescenta mais um problema ao seu desenvolvimento enquanto ser humano.
This study aims to get to know some cartacteristics of the patient of the Alcohol and Drugs Psychossocial Atention Centre, and the possibility of relating school failure in fundamental level with the starting of the using of psicoactives substances. The population of this surching is based on pacients attended on this local, which is situated in Igara neighbourhood, in the City of Canoas, Rio Grande do Sul. The approaches appropriate to this study were qualitative and quantitative. Data collection was structured in two stages: the first stage was used for the investigative survey data from medical records of the patients received, from which it was prepared script of questions relating to school life of individuals. Data analysis based on Bardin, served to corroborate the understanding concretely and not empirical, that is, the psychoactive substance use contributes to repetition and dropout and school failure that frustrates the young as their expectations to realize studies and drug use adds another problem to your development as a human being.
metadata.dc.contributor.advisor: Andreola, Balduino Antonio
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ddmarks.pdf714,67 kBpdfView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.