Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/604
Autor(es): Bertuol, Bruna
Título: Coisas de menino ou de menina? Pedagogias de gênero nas escolas de educação infantil
Palavras-chave: Pedagogias de gênero;Educação infantil;Formação de professores/as
Data do documento: 2013
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: O presente estudo qualitativo, de cunho etnográfico, está inserido na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Mestrado em Educação do Unilasalle e problematizou as pedagogias de gênero presentes nas brincadeiras infantis e no cotidiano escolar de crianças de três a cinco anos que frequentam Escolas Municipais de Educação Infantil de um município da Serra Gaúcha/RS. Foram realizadas observações em seis escolas investigadas com apontamentos no Diário de Campo e aplicou-se a técnica do Grupo Focal com 12 (doze) professoras destas escolas. Como bases teóricas, foram eleitos/as autores/as dos Estudos Culturais e de Gênero como Foucault (2009), Louro (2010), Bujes (2002), Felipe (2008), Hall (2003) e Butler (2010). Esses aportes teóricos auxiliam nas compreensões das análises das pedagogias de gêneros e dos temas correlatos. Os resultados apontaram que as professoras, a partir de suas intervenções nas brincadeiras das crianças, visam à construção de identidades de gênero hegemônicas. As atitudes das docentes em relação às crianças estão impregnadas pelas pedagogias de gênero que buscam o desenvolvimento de certas características, habilidades, brincadeiras, brinquedos para meninos e meninas de formas marcadamente diferenciadas. Apesar da procura pela normalização dos corpos, algumas crianças resistem às intervenções das professoras. Nas mediações observadas em sala de aula e nos relatos do Grupo Focal, prevaleceu a busca por comportamentos regidos pela ótica da heteronormatividade e poucas participantes mostraram-se abertas aos diálogos que possam permitir uma discussão crítica das identidades hegemônicas de gênero. Verificou-se a necessidade de discussão desses temas entre docentes e a sua inclusão na formação de professores/as.
This qualitative study, ethnographic is inserted in line Research Teacher Training, Educational Theories and Practices of the Masters in Unilasalle education pedagogies and problematized gender found in children's play and in everyday school life of children three to five years Schools attending municipal daycare a municipality of Serra Rio Grande do Sul/RS. Observations were carried out in six schools surveyed with notes in Field Diary and applied the technique of Focus Group with 12 (twelve) teachers of these schools. The theoretical basis, were elected/the authors/the Cultural Studies and Gender as Foucault (2009) Blonde (2010), Bujes (2002), Philip (2008), Hall (2003) and Butler (2010). These theoretical contributions help in understandings of gender analyzes of pedagogies and related topics. The results showed that the teachers from their interventions in children's games, aimed at building gender identities hegemonic. The attitudes of teachers towards children are impregnated by gender pedagogies that seek the development of certain characteristics, skills, games, toys for boys and girls markedly different ways. Despite the demand for standardization of bodies, some children resist the intervention of teachers. In mediations observed in the classroom and in the reports of the Focus Group, the prevailing search for behaviors governed by the optics of heteronormativity and few participants proved open to dialogues that might allow a critical discussion of hegemonic gender identities. There is a need for discussion these issues between teachers and their inclusion in teacher/the.
Orientador(es): Silva, Denise Quaresma da
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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