Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/615
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFonseca, Carla Camargo dapt_BR
dc.date.accessioned2016-10-26T22:37:29Z-
dc.date.available2016-10-26T22:37:29Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/615-
dc.description.abstractO ensino da matemática vem sendo palco de diversos estudos na área da educação, os altos índices de reprovação, bem como o tão falado “medo da matemática”, impulsionam estudos nesse sentido, porém, poucos são os estudos no que se referem ao ensino da matemática em sua base, ou seja, a como se dá o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o objetivo dessa investigação, é perceber como se dá o ensino da matemática, no 1º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a proposta “Lógica do Cálculo”, adaptada por Ursula Marianne Simons, que orientou sua proposta a partir dos estudos psicogenéticos de Piaget. Esse projeto de dissertação tem cunho metodológico qualitativo, optando-se pela técnica de estudo de caso. A coleta de dados acontecerá em uma escola particular da cidade de Canoas – RS, através da observação in loco, que ocorrerá em uma turma de 1º ano, e entrevistas semi-estruturadas, com cinco professores de 1º ano, e cinco pais da turma observada, todos da mesma escola. A análise dos dados será realizada tendo como base a técnica da análise textual discursiva.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLógicapt_BR
dc.subjectCálculopt_BR
dc.titleEnsino de matemática e a prática da lógica do cálculo: a proposta de Ursula Marianne Simonspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorFelicetti, Vera Luciapt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ccfonseca.pdf1.79 MBpdfView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.