Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/615
Autor(es): | Fonseca, Carla Camargo da |
Título: | Ensino de matemática e a prática da lógica do cálculo: a proposta de Ursula Marianne Simons |
Palavras-chave: | Ensino;Aprendizagem;Matemática;Lógica;Cálculo |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | Centro Universitário La Salle |
Resumo: | O ensino da matemática vem sendo palco de diversos estudos na área da educação, os altos índices de reprovação, bem como o tão falado “medo da matemática”, impulsionam estudos nesse sentido, porém, poucos são os estudos no que se referem ao ensino da matemática em sua base, ou seja, a como se dá o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o objetivo dessa investigação, é perceber como se dá o ensino da matemática, no 1º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a proposta “Lógica do Cálculo”, adaptada por Ursula Marianne Simons, que orientou sua proposta a partir dos estudos psicogenéticos de Piaget. Esse projeto de dissertação tem cunho metodológico qualitativo, optando-se pela técnica de estudo de caso. A coleta de dados acontecerá em uma escola particular da cidade de Canoas – RS, através da observação in loco, que ocorrerá em uma turma de 1º ano, e entrevistas semi-estruturadas, com cinco professores de 1º ano, e cinco pais da turma observada, todos da mesma escola. A análise dos dados será realizada tendo como base a técnica da análise textual discursiva. |
Orientador(es): | Felicetti, Vera Lucia |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ccfonseca.pdf | 1.79 MB | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.