Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/618
Authors: Munsberg, João Alberto Steffen
Title: O Ensino Médio Politécnico frente às demandas e perspectivas discentes
Keywords: Ensino Médio Politécnico;Seminário integrado;Formação humana integrada;Educação básica
Issue Date: 2015
Publisher: Centro Universitário La Salle
Abstract: Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas e analisa a percepção de estudantes de escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul sobre o atendimento de suas demandas pelo Ensino Médio Politécnico. Para tanto, aplicou-se um questionário a 658 estudantes de 30 escolas, uma de cada cidade-sede de Coordenadoria Regional de Educação (CRE), abrangendo todo o território do Estado. Os conceitos contorno antropológico, de Balandier (1997a), pensamento complexo, de Morin (2013a) e modernidade líquida, de Bauman (2014), constituíram a ancoragem teórica da investigação. No percurso metodológico utilizou-se a técnica de análise temática de Gibbs (2009), combinada com procedimentos iniciais de análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultados da pesquisa, constatou-se que os estudantes gostam da escola, têm consciência da importância do estudo para sua formação, mas querem uma escola diferente, uma escola de qualidade, com professores comprometidos, conteúdos relevantes e aprendizagem significativa. Os aspectos avaliados positivamente, em especial as práticas pedagógicas analisadas a partir dos relatos, não podem ser entendidos como resultados satisfatórios, pois se constituem em ações restritas, não envolvendo todos os agentes e sujeitos das escolas. Quanto às principais críticas dos respondentes ao Ensino Médio Politécnico, a análise dos dados indica que a referida proposta pedagógica não atende satisfatoriamente às demandas dos estudantes de escolas públicas do Rio Grande do Sul, bem provavelmente pela forma com que foi compreendida e trabalhada. Isso remete à necessidade de se olhar para a realidade apresentada, buscando a compreensão das juventudes como sujeitos da aprendizagem.
This work is inserted in the line of research Formation Theories of Teachers and Educational Practices and analyzes the perception of students, from state public schools in Rio Grande do Sul, in relation to the meeting of their demands by the Polytechnic Secondary Education system. For this purpose, a questionnaire was given to 658 students from 30 schools – one from each city where the CREs (Regional Coordinating Offices of Education) are based, thuscovering the whole state. The concepts of anthropological outline (Balandier, 1997a), complex thought (Morin, 2013a) and liquid modernity (Bauman, 2014) formed the theoretical grounding of the investigation. The methodological trajectory involveduse of the thematic analysis technique of Gibbs (2009), combined with the initial content analysis procedures of Bardin (2011). The results of the survey indicated that the students like school and they are aware of the importance of studying for their education; however, they want a different school, a quality school with committed teachers, relevant content, and meaningful learning. The positively evaluated aspects, especially the pedagogical practices analyzed on the basis of the reports, cannot be regarded as satisfactory results, because they are composed of restricted actions that do not involve all the actors and subjects of the schools. In relation to the respondents’ main criticisms of the Polytechnic Secondary Education, the data analysis indicates that the stated pedagogical proposal does not satisfactorily meet the demands of the students of the public schools in Rio Grande do Sul, possibly because it has not been well understood and worked on. This leads to the need to look at the reality presented, seeking the understanding of the youth as subjects of the learning.
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Gilberto Ferreira da
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jasmunsberg.pdf1,84 MBpdfView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.