Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/624
Authors: | Gonçalves, Simone de Fátima da Silva |
Title: | Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: o contributo da literatura infantil na prática docente |
Keywords: | Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa;Literatura infantil;Alfabetização;Letramento;Formação continuada de professores;Canoas |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Centro Universitário La Salle |
Abstract: | O presente estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e
Práticas Educativas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação do
UNILASALLE. Investigou as possíveis transformações ocorridas nas práticas pedagógicas
dos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Canoas a partir das formações
continuadas oferecidas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), nos
anos de 2013 e 2014, especialmente no que tange à utilização do acervo de literatura infantil,
fornecido pelo programa, enquanto recurso para a alfabetização. Também, averiguou o que as
professoras acharam desse material e se utilizaram outros livros de literatura infantil em sua
prática docente. A pesquisa é de cunho qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados foram
materiais produzidos durante as formações do PNAIC, no período citado anteriormente. São
eles: Diário de Aprendizagens, relatórios produzidos pelas professoras alfabetizadoras, fotos
dos Ambientes Alfabetizadores de escolas da Rede Municipal de Ensino de Canoas. Foi
utilizada a Análise de Discurso (AD) francesa de Michel Pêcheux para o tratamento dos
dados. As referências teóricas acerca da literatura infantil estão fundamentadas em
Abramovich (2003), Benjamin (2009), Corso (2006), Machado (2004) e Zilberman (1998).
Em relação à formação de professores, o referencial teórico desta pesquisa está fundamentado
em autores contemporâneos como Nóvoa (2009), Tardif (2007) e Zabala (1998). No que
concerne às teorizações sobre o processo de letramento e alfabetização nos anos iniciais do
Ensino Fundamental, buscamos subsídios teóricos em autores como Ferreiro e Teberosky
(1999) e Soares (2003). Busca-se com esta investigação científica averiguar qual o papel da
literatura infantil fornecida pelo PNAIC na prática docente, bem como nos processos de
alfabetização e de letramento dos alunos do Bloco de Alfabetização da Rede Municipal
de Ensino de Canoas. This present study has been carried out in the field of Teacher Education, Educational Theories and Practices, as part of a post-graduation in Education Program from UNILASALLE Education Program. Investigated the possible transformations in pedagogical practices of literacy teachers of the Municipal Net of Canoas from the continuing education offered by the National Pact for Literacy in the Age One (PNAIC) in the years 2013 and 2014, especially regarding the use of the collection of children's literature, provided by the program, as a resource for literacy. Also, he found out what the teachers found this material and using other children's literature books in their teaching practice. The research is qualitative in nature. The data collection instruments were materials produced during the formation of PNAIC in the period mentioned above. They are: Learning Journal, reports produced by literacy teachers, photos of Municipal Network of Schools Literacy Environments Canoas teaching. Discourse analysis was used (AD) French Michel Pêcheux for the treatment of the data. The theoretical references about children's literature are based on Abramovich (2003), Benjamin (2009), Corso (2006), Machado (2004) and Zilberman (1998). With regard to teacher training, the theoretical framework of this research is based on contemporary authors as Nóvoa (2009), Tardif (2007) and Zabala (1998). With respect to theorizing about the process of literacy and literacy at the early years of elementary school, we seek theoretical support in authors like Blacksmith and Teberosky (1999) and Smith (2003). Search yourself with this scientific research to ascertain the role of children's literature provided by PNAIC in teaching practice as well as in literacy processes and literacy of students in literacy block of Canoas Municipal Network of Education. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Taschetto ,Leonidas |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
sfsgonçalves.pdf | 6.63 MB | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.