Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/624
Autor(es): Gonçalves, Simone de Fátima da Silva
Título: Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: o contributo da literatura infantil na prática docente
Palavras-chave: Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa;Literatura infantil;Alfabetização;Letramento;Formação continuada de professores;Canoas
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação do UNILASALLE. Investigou as possíveis transformações ocorridas nas práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Canoas a partir das formações continuadas oferecidas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), nos anos de 2013 e 2014, especialmente no que tange à utilização do acervo de literatura infantil, fornecido pelo programa, enquanto recurso para a alfabetização. Também, averiguou o que as professoras acharam desse material e se utilizaram outros livros de literatura infantil em sua prática docente. A pesquisa é de cunho qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados foram materiais produzidos durante as formações do PNAIC, no período citado anteriormente. São eles: Diário de Aprendizagens, relatórios produzidos pelas professoras alfabetizadoras, fotos dos Ambientes Alfabetizadores de escolas da Rede Municipal de Ensino de Canoas. Foi utilizada a Análise de Discurso (AD) francesa de Michel Pêcheux para o tratamento dos dados. As referências teóricas acerca da literatura infantil estão fundamentadas em Abramovich (2003), Benjamin (2009), Corso (2006), Machado (2004) e Zilberman (1998). Em relação à formação de professores, o referencial teórico desta pesquisa está fundamentado em autores contemporâneos como Nóvoa (2009), Tardif (2007) e Zabala (1998). No que concerne às teorizações sobre o processo de letramento e alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscamos subsídios teóricos em autores como Ferreiro e Teberosky (1999) e Soares (2003). Busca-se com esta investigação científica averiguar qual o papel da literatura infantil fornecida pelo PNAIC na prática docente, bem como nos processos de alfabetização e de letramento dos alunos do Bloco de Alfabetização da Rede Municipal de Ensino de Canoas.
This present study has been carried out in the field of Teacher Education, Educational Theories and Practices, as part of a post-graduation in Education Program from UNILASALLE Education Program. Investigated the possible transformations in pedagogical practices of literacy teachers of the Municipal Net of Canoas from the continuing education offered by the National Pact for Literacy in the Age One (PNAIC) in the years 2013 and 2014, especially regarding the use of the collection of children's literature, provided by the program, as a resource for literacy. Also, he found out what the teachers found this material and using other children's literature books in their teaching practice. The research is qualitative in nature. The data collection instruments were materials produced during the formation of PNAIC in the period mentioned above. They are: Learning Journal, reports produced by literacy teachers, photos of Municipal Network of Schools Literacy Environments Canoas teaching. Discourse analysis was used (AD) French Michel Pêcheux for the treatment of the data. The theoretical references about children's literature are based on Abramovich (2003), Benjamin (2009), Corso (2006), Machado (2004) and Zilberman (1998). With regard to teacher training, the theoretical framework of this research is based on contemporary authors as Nóvoa (2009), Tardif (2007) and Zabala (1998). With respect to theorizing about the process of literacy and literacy at the early years of elementary school, we seek theoretical support in authors like Blacksmith and Teberosky (1999) and Smith (2003). Search yourself with this scientific research to ascertain the role of children's literature provided by PNAIC in teaching practice as well as in literacy processes and literacy of students in literacy block of Canoas Municipal Network of Education.
Orientador(es): Taschetto ,Leonidas
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sfsgonçalves.pdf6,63 MBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.