Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/910
Autor(es): | Dreyer Netto, João Santos |
Título: | PROEJA: da invisibilidade excludente à visibilidade cidadã |
Palavras-chave: | Educação;Trabalho;Inserção social;PROEJA;Políticas públicas;Justiça educacional |
Data do documento: | 2012 |
Editor: | Centro Universitário La Salle |
Resumo: | A dissertação “PROEJA: da invisibilidade excludente à visibilidade cidadã” propõe-se a
investigar as situações que envolvem alunos do Programa Nacional de Integração da
Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos
(PROEJA), maiores de dezoito anos, no IFET, unidade de Porto Alegre, os quais foram
alijados do processo educativo convencional e que estão, portanto, impedidos, por não
portarem certificação ou diploma, de exercerem atividade pelas quais percebam melhor
remuneração devido à sua baixa escolarização e à inexistência de formação profissional
adequada, juntamente com as modificações sócio-profissionais vivenciadas pelos educando,
desde o ingresso à conclusão do PROEJA. O principal objetivo da pesquisa é analisar a
justeza e a justiça dessa política de inserção social através do ensino profissionalizante. The dissertation “PROEJA”: da invisibilidade excludente à visibilidade cidadã” proposes to investigate the situation that involve studentes of The National Programme for Integration of Professional Education to Basic Education the modality of education for youth and adults (PROEJA), in IFET - Porto Alegre. These students are over eighteen years of age, were excluded from the convencional educational process, are prevented, by not possessing a certificate or diploma, from exercising better paid activities because of their low education and lack of adequate professional training, and by the socio-professional changes experienced by students, from the beginning to the completion of PROEJA. The main objetive of this research is to analyze the correctness and justice of this policy of social insertion through Professional education. |
Orientador(es): | Pauly, Evaldo Luis |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
jsdreyernetto.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.