Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/920
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Paulo César Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-17T18:15:29Z-
dc.date.available2018-08-17T18:15:29Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/920-
dc.description.abstractEsta dissertação caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. A questão central é: como se apresentam as políticas de fidelização dos estudantes na educação superior: um estudo do Unilasalle Canoas/RS. A pesquisa tem por objetivo analisar a política de fidelização dos estudantes de graduação do Centro Universitário La Salle de Canoas/RS – Brasil, no período de 2010-2013. Os instrumentos para coleta de dados são: análise documental e questionário. Os sujeitos participantes da pesquisa foram os alunos formandos do primeiro semestre de 2014 do Unilasalle. A análise de dados se deu conforme a análise de conteúdos proposta por Bardin. Tal processo gerou 6 categorias: 1) política de financiamento da IES; 2) currículo ligado ao mercado e à vida; 3) demanda por metodologias ativas; 4) o aluno é uma pessoa que reclama por vínculo; 5) espaços físicos diferenciados: ensinoaprendizagem além da sala de aula; 6) gestão acadêmica próxima do aluno. Por fim, serão apresentadas propostas para viabilizar a efetiva fidelização dos alunos no Ensino Superior, por entender que isso significa ir além do acesso e até mesmo da permanência.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is characterized by being a qualitative research of case study type. The central research question is: how are the policies of retaining the loyalty of students in Higher Education: a study of the Unilasalle Canoas RS. The research aims to analyze the policy of customer loyalty of undergraduate students of the Centro Universitário La Salle Canoas RS - Brazil, in the period 2010-2013. The data collection instruments are: documentary analysis and questionnaire. The survey subjects were the Unilasalle graduating students of the first semester of 2014. The data analysis was a content analysis proposed by Bardin. This process resulted in 6 categories: 1) IES funding policy; 2) curriculum linked to the market and life; 3) demand for active methodologies; 4) the student is a person who complains for link; 5) differentiated physical spaces: teaching and learning beyond the classroom; 6) academic management close to the student. Finally, proposals will be presented to enable the effective retaining of loyalty of students in Higher Education, for understanding that it means to go beyond access and even of permanence.pt_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão da Educação Superiorpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectPolíticas de fidelizaçãopt_BR
dc.titlePolíticas de fidelização dos estudantes na educação superior: Um estudo do Unilasalle Canoas/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorFossatti, Paulopt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pcasilva.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.