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Avaliação do comportamento dos processos erosivos existentes em dois trechos da rodovia br-158/mt, sob diferentes condições ambientais

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dc.contributor.author Paiva, Bruna Serafini pt_BR
dc.date.accessioned 2019-01-29T18:50:18Z
dc.date.available 2019-01-29T18:50:18Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation AIVA, Bruna Serafini. Avaliação do comportamento dos processos erosivos existentes em dois trechos da rodovia BR-158/MT, sob diferentes condições ambientais. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2016 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1108. Acesso em: 19 jul. 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1108
dc.description.abstract Os processos erosivos ocasionados por empreendimentos rodoviários têm gerado a degradação e instabilidade de taludes, levando ao comprometimento da infraestrutura das rodovias e estradas, causando significativos impactos ambientais e gastos exagerados do dinheiro público em imprevistos. Este estudo tem como objetivo principal avaliar os processos erosivos instalados durante e posteriormente as obras de pavimentação da BR-158/MT, no intuito de compreender o comportamento dos impactos no solo nas diferentes regiões de fragilidade ambiental da rodovia. Para realizar esta avaliação, foram utilizados os dados apresentados nos documentos elaborados para atender o processo de licenciamento ambiental. Com base nos dados secundários, foram confeccionados mapas de localização, geologia, solo, clima, vegetação e fragilidade ambiental visando subsidiar a análise do meio físico de ambos os trechos. Como resultado, foi possível comprovar que regiões que apresentam fragilidade ambiental maior, são mais propícias ao estabelecimento de processos erosivos de alta severidade do que áreas de fragilidade baixa. Em geral, o Trecho Sul, classificado como área de média e forte fragilidade ambiental, apresentou mais processos erosivo e grau de severidade maior, quando comparado ao Trecho Norte. Destaca-se que áreas mais frágeis requerem medidas preventivas especiais, com maior investimento em obras de drenagem e emprego de técnicas especiais de proteção superficial imediatas, tais como a aplicação de biomantas. Regiões de média e baixa fragilidade têm recomendadas soluções convencionais em drenagem e proteção superficial corriqueiras, como a realização de hidrossemeadura ou plantio de gramíneas, não necessitando imediata recuperação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Centro Universitário La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Rodovia pt_BR
dc.subject Meio físico pt_BR
dc.subject Processos erosivos pt_BR
dc.subject Fragilidade ambiental pt_BR
dc.title Avaliação do comportamento dos processos erosivos existentes em dois trechos da rodovia br-158/mt, sob diferentes condições ambientais pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Sabedot, Sydney pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Impactos Ambientais (PPGAIA) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.contributor.advisorco Cademartori, Cristina Vargas pt_BR


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