Abstract:
Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade La Salle sob o
parecer no: CAEE 79997117.0.0000.5307 e seguiu todas as recomendações éticas previstas na
resolução no 466/2012. Teve caráter qualitativo e exploratório, do qual participaram 05
crianças, entre 06 e 11 anos e os respectivos responsáveis, que receberam identidades
fictícias. Eles participaram de 12 encontros, uma vez por semana cada, entre abril e julho de
2018. Utilizou-se os seguintes instrumentos: Baralho das Emoções e dos Pensamentos e
histórias terapêuticas. A técnica utilizada foi observação-participante e um questionário
estruturado em forma de anamnese. Essa pesquisa justificou-se pela necessidade de
desmistificar pensamentos e práticas profissionais que tendem a estigmatizar e patologizar a
criança com dificuldade de aprendizagem que, muitas vezes, é vista como portadora de déficit
ou transtorno mental. A análise se deu a partir de dois objetivos que deram origem a dois
artigos, um intitulado "Análises das emoções a partir psicoeducação de crianças com
dificuldade de aprendizagem na leitura e escrita", teve por objetivo compreender quais as
emoções prevalentes em crianças com dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita,
permitiu definir cinco categorias: Ansiedade vai, esperança vem; Esperança traduzindo
alegria; Esperança, alegria e ansiedade eu senti; Esperança em oposição à confusão e; Entre
o nojo e a desconfiança, existe esperança. Identificaram-se Encontros, tomados como
concepções convergentes entre criança e responsável e; (des) Encontros – entendidos como
oposições entre os relatos da dupla. A esperança caracterizou os Encontros; os (des)
Encontros, de acordo com a história de vida de cada criança, oscilaram entre ansiedade,
alegria, confusão, nojo e desconfiança. O segundo objetivo deu origem ao artigo intitulado
"Experiências emocionais vividas por crianças com dificuldade da leitura e escrita" e
objetivou compreender as experiências emocionais vividas por crianças na dificuldade de
aprendizagem, dando origem ao tema Atravessamento emocional a partir das experiências
vividas e a categoria O impacto das experiências na (des) regulação emocional infantil. Os
resultados indicaram que as experiências vidas com as figuras de referência, especialmente no
contexto familiar, geram experiências emocionais que podem afetar o desempenho escolar das
crianças.