dc.contributor.author |
Sousa, Mireile Steiner de |
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dc.date.accessioned |
2020-10-09T18:49:45Z |
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dc.date.available |
2020-10-09T18:49:45Z |
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dc.date.issued |
2018 |
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dc.identifier.citation |
SOUSA, Mireile Steiner de. Thiago Matheus Würth e o Instituto Pestolazzi (1926 - 1979): o personagem e seu ideário social a partir de seu arquivo pessoal e nas memórias da família. 2018. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1422.Acesso em: 09 out. 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/1422 |
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dc.description.abstract |
A pesquisa aborda o período dos 50 (cinquenta) primeiros anos do Instituto Pestalozzi sob a
orientação de seus fundadores, Thiago e Joana Würth com intuito de compreender a gestão
administrativa familiar, através das reminiscências do professor Thiago Würth e memoria oral
familiar. Para nortear a investigação, formulei os seguintes problemas: Quais lembranças os
familiares têm sobre a obra assistencial? A partir destas lembranças, para seus descendentes,
qual ideário fundamentou a obra educacional de Thiago e Johanna Würth para alunos com
deficiência? Como se deu a transmissão desse ideário para as gerações de Thiago e Johanna
Würth? A partir das leituras das referências teóricas da memória, como Halbwachs, Pollak,
Aleida Assmann e Tedesco, estabeleci um diálogo entre os conceitos, sua importância e
pertinência para o campo da pesquisa, além de acolher o estudo de Mintzberg, com intuito de
analisar a trajetória dos fundadores do Instituto Pestalozzi, no período de 1926 até 1979, sob a
perspectiva de memórias familiares. Esta pesquisa é de cunho exploratório, qualitativo e como
método de investigação debruçou-se no período de 1926 até 1979 do Instituto Pestalozzi,
utilizando as seguintes fontes de coletas de dados: a) documentos do acervo particular de
Thiago Würth; b) depoimentos orais colhidos através de entrevistas narrativa individual em
profundidade. Com base nisso, a presente dissertação descreve a trajetória da obra social na
vigência de seus fundadores capitaneando fontes fidedignas na construção deste ideário,
semente de novas escolas auxiliares de ensino especial. Relatando a titularidade da obra
educacional canoense, primeira escola para alunos com deficiência, com intuito de incluí-la
na historiografia educacional brasileira. |
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dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade La Salle |
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dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Memória |
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dc.subject |
Instituto Pestolazzi |
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dc.subject |
Thiago Wüth |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
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dc.title |
Thiago Matheus Würth e o Instituto Pestolazzi (1926 - 1979): o personagem e seu ideário social a partir de seu arquivo pessoal e nas memórias da família |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
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dc.contributor.advisor |
Telles, Tamára Cecília Karawejczyk |
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dc.degree.local |
Canoas, RS |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPGMSBC) |
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dc.publisher.country |
BR |
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dc.contributor.advisorco |
Graebin, Cleusa Maria Gomes |
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