dc.identifier.citation |
BRANCO, Patricia. Cartografando memórias de uma prática educativa integral: analisando a experiência de meditação e yoga no colégio Santo Antônio, para além do conhecer, o conhecer-se. 2020. 153 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1429. Acesso em: 17 nov. 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente Dissertação traz a reflexão das questões sociais que repercutem nas
escolas: o mundo reinventa-se em grande velocidade trazendo dificuldades,
necessidades e possibilidades. Diante disto, a problemática trazida para estudo
consiste na seguinte questão: Como são construídas e evidenciadas as práticas
meditativas e de Yoga, incluídas no currículo do 3º ano do Ensino Fundamental do
Colégio Santo Antônio de Estrela, a partir das memórias dos docentes, pais e exalunos? O Colégio Santo Antônio de Estrela contempla em seu currículo a prática
meditativa e de Yoga para as crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do
Ensino Fundamental, buscando desenvolvê-las integralmente (emoção e cognição).
O objetivo geral deste trabalho é Cartografar as memórias e evidências da prática
meditativa e de Yoga incluídas no currículo do 3º ano do Ensino Fundamental, do
Colégio Santo Antônio de Estrela, a partir das memórias coletivas dos docentes, pais
e ex-alunos. Foram estabelecidos objetivos específicos como: a) Contextualizar a
inserção da prática meditativa e de Yoga no currículo do 3º ano do Ensino
Fundamental, do Colégio Santo Antônio; b) Recuperar e cartografar as evidências
memoriais da prática meditativa e de Yoga no currículo do 3º ano do Ensino
Fundamental, do Colégio Santo Antônio, com pais e ex-alunos. A pesquisa
qualitativa, através de estudo de caso, procurou atender o objetivo proposto,
utilizando o método da cartografia. A trajetória da prática meditativa e de Yoga foi
evidenciada e a pesquisa teve como resultados principais: o reconhecimento e
importância desta prática que auxilia no desenvolvimento socioemocional dos
educandos, promovendo a educação integral; a evidência de que trata-se de um
recurso eficiente para a saúde mental e física, porém, não é hábito dentre a maioria
dos entrevistados; a prática poderia ser ampliada atendendo os demais níveis do
ensino do Colégio Santo Antônio. Este estudo insere-se na linha de pesquisa de
Memória, Cultura e Identidade, trazendo a reflexão sobre a prática meditativa e de
Yoga. O produto técnico como resultado da dissertação de mestrado é a produção
de um Documentário, intitulado “Para além do conhecer, o conhecer-se”,
disponibilizado em Plataforma Digital Youtube (https://youtu.be/9--FTYqKkh8).
Este documentário explicita os benefícios do exercício da meditação diária em
sala de aula e a vivência da Yoga no Colégio Santo Antônio de Estrela.
Apresenta relatos dos envolvidos, memórias de ex-alunos, trajetória desta
prática curricular de grande potencial para a construção da identidade do ser
humano, visando, através da educação socioemocional, seu desenvolvimento
integral inspirando e encorajando professores e escolas a transformar o currículo,
contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa e fraterna, de paz e bem
evidenciando o Carisma Franciscano. |
pt_BR |