DSpace Repository

Cartografando memórias de uma prática educativa integral: analisando a experiência de meditação e yoga no colégio Santo Antônio, para além do conhecer, o conhecer-se

Show simple item record

dc.contributor.author Branco, Patricia
dc.date.accessioned 2020-11-17T16:44:33Z
dc.date.available 2020-11-17T16:44:33Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation BRANCO, Patricia. Cartografando memórias de uma prática educativa integral: analisando a experiência de meditação e yoga no colégio Santo Antônio, para além do conhecer, o conhecer-se. 2020. 153 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1429. Acesso em: 17 nov. 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1429
dc.description.abstract A presente Dissertação traz a reflexão das questões sociais que repercutem nas escolas: o mundo reinventa-se em grande velocidade trazendo dificuldades, necessidades e possibilidades. Diante disto, a problemática trazida para estudo consiste na seguinte questão: Como são construídas e evidenciadas as práticas meditativas e de Yoga, incluídas no currículo do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Antônio de Estrela, a partir das memórias dos docentes, pais e exalunos? O Colégio Santo Antônio de Estrela contempla em seu currículo a prática meditativa e de Yoga para as crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando desenvolvê-las integralmente (emoção e cognição). O objetivo geral deste trabalho é Cartografar as memórias e evidências da prática meditativa e de Yoga incluídas no currículo do 3º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Santo Antônio de Estrela, a partir das memórias coletivas dos docentes, pais e ex-alunos. Foram estabelecidos objetivos específicos como: a) Contextualizar a inserção da prática meditativa e de Yoga no currículo do 3º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Santo Antônio; b) Recuperar e cartografar as evidências memoriais da prática meditativa e de Yoga no currículo do 3º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Santo Antônio, com pais e ex-alunos. A pesquisa qualitativa, através de estudo de caso, procurou atender o objetivo proposto, utilizando o método da cartografia. A trajetória da prática meditativa e de Yoga foi evidenciada e a pesquisa teve como resultados principais: o reconhecimento e importância desta prática que auxilia no desenvolvimento socioemocional dos educandos, promovendo a educação integral; a evidência de que trata-se de um recurso eficiente para a saúde mental e física, porém, não é hábito dentre a maioria dos entrevistados; a prática poderia ser ampliada atendendo os demais níveis do ensino do Colégio Santo Antônio. Este estudo insere-se na linha de pesquisa de Memória, Cultura e Identidade, trazendo a reflexão sobre a prática meditativa e de Yoga. O produto técnico como resultado da dissertação de mestrado é a produção de um Documentário, intitulado “Para além do conhecer, o conhecer-se”, disponibilizado em Plataforma Digital Youtube (https://youtu.be/9--FTYqKkh8). Este documentário explicita os benefícios do exercício da meditação diária em sala de aula e a vivência da Yoga no Colégio Santo Antônio de Estrela. Apresenta relatos dos envolvidos, memórias de ex-alunos, trajetória desta prática curricular de grande potencial para a construção da identidade do ser humano, visando, através da educação socioemocional, seu desenvolvimento integral inspirando e encorajando professores e escolas a transformar o currículo, contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa e fraterna, de paz e bem evidenciando o Carisma Franciscano. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.subject Educação e currículo pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Cartografia pt_BR
dc.subject Práticas meditativas pt_BR
dc.subject Yoga pt_BR
dc.title Cartografando memórias de uma prática educativa integral: analisando a experiência de meditação e yoga no colégio Santo Antônio, para além do conhecer, o conhecer-se pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Telles, Tamara Cecília Karaweixzyk pt_BR
dc.degree.local Canoas/RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPGMSBC) pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.contributor.advisorco Rosa, Lúcia Regina Lucas pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account