dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como tema a trajetória de professores de educação básica,
no qual se propõe investigar, junto a professores de matemática, desafios
encontrados durante a docência, a forma como motivam e orientam seus alunos na
resolução de problemas de caráter lógico, bem como, suas memórias e
metodologias adotadas para desmistificar a visão de alta complexidade que muitos
alunos possuem com relação a esse componente curricular. Para tal, foram
levantadas as seguintes questões: o que leva uma pessoa a ser professor/a de
matemática? Quais são/foram suas estratégias e ações pedagógicas para motivar
alunos para aprender? Como esses alunos poderão atualizar esses recursos
educacionais para torná-los mais agradáveis e divertidos? Ao iniciar estas reflexões,
um professor de matemática da cidade de Estrela foi considerado como possível
inspiração para alunos e professores: Henrique Roolaart. A partir destas
inquietações e dessa escolha, foi definido como objetivo geral: utilizar registros da
história de vida de um professor de matemática como subsídios para prática
didático-pedagógica interdisciplinar, desmistificando a visão da alta complexidade
que muitos alunos possuem em relação ao componente curricular de Matemática. E,
para viabilizar a efetivação deste objetivo, foram definidos os seguintes objetivos
específicos: articular os conceitos de memória e ensino matemático na construção
das narrativas sobre o professor de matemática; propor uma metodologia para
construção coletiva de um e-book para fins didáticos; mobilizar os alunos do 9o ano
na construção de um e-book que possa ser usado com fins didáticos a partir de uma
articulação de conceitos matemáticos e histórias de vida de um professor de
matemática. A pesquisa envolveu leituras e revisão teórica, bem como a montagem
de materiais para entrevistas, entrevistas com familiares e ex-alunos do professor,
desenvolvimento do caderno de campo e da criação coletiva de um e-book através
da história de vida do professor Henrique Roolaart. Assim, o produto técnico reúne
atividades de matemática que podem ser usadas com fins didáticos com o intuito de
desmistificar a visão da alta complexidade que muitos alunos possuem em relação a
esse componente curricular tendo por base a discussão sobre registros de memória
de professores de matemática. Além do produto proposto, considera-se que a
metodologia utilizada na construção do livro, que envolveu professores de diferentes
disciplinas, pode servir de base para novas propostas e projetos similares. |
pt_BR |