dc.contributor.author |
Rambo, Zuleica Regina |
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dc.date.accessioned |
2021-04-23T16:59:37Z |
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dc.date.available |
2021-04-23T16:59:37Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.citation |
RAMBO, Z. R. A música como potencializadora de experiências na Base Nacional Comum Curricular: um estudo de memória social. 2020. 95 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1556. Acesso em: 23 abril 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/1556 |
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dc.description.abstract |
Este relatório técnico é o resultado de uma pesquisa de mestrado profissional em
Memória Social e Bens Culturais. Seu objetivo geral é formular um curso de
formação para professores sobre os usos e sentidos da música na Educação Infantil.
Além de contribuir para a área da educação musical, o curso proporcionará aos
professores, profissionais e público ampliar seu repertório de práticas musicais com
vistas ao fazer pedagógico, o que vai ao encontro da nova Base Nacional Curricular
Comum (BNCC). A metodologia da pesquisa é qualitativa e dividiu-se em seis
etapas: 1) levantamento de produções disponíveis em bibliotecas e acervos virtuais,
como livros, revista da ABEM, artigos científicos e páginas da Web; 2) busca de
TCCs, teses e dissertações elaborados em cursos de licenciatura em música de
universidades brasileiras que tratam de música 3) sistematização de todos os
documentos encontrados; 4) organização dos dados em categorias úteis para o
curso de formação continuada que servirá de campo de observação; 5) discussão
conceitual das categorias por meio dos conceitos de memória social e memória
histórica e, conforme o caso, de conceitos oriundos do campo da educação por
competências; e 6) sistematização dos dados e da discussão conceitual. Ao final da
pesquisa, uma primeira versão do curso de extensão foi submetido para avaliação a
duas professores doutoras em Educação Musical, cujas sugestões de melhorias
foram incorporadas à versão que se encontra neste relatório técnico. Como
considerações finais, sublinha-se a importância do estudo da nova BNCC para o
entendimento de que o ambiente para a educação infantil deve ser um lugar
enriquecedor; que as interações entre educadores e educandos são o fundamento
da educação musical na ótica de despertar sensações, sensibilidades, cidadania e
autonomia; e que a Memória social é um recurso para essas interações, as trocas de
experiência e para a promoção de saberes individuais e coletivos. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Universidade La Salle |
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dc.rights |
Closed Access |
en |
dc.subject |
Memória social |
pt_BR |
dc.subject |
Educação musical |
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dc.subject |
Base Nacional Curricular Comum (BNCC) |
pt_BR |
dc.title |
A música como potencializadora de experiências na Base Nacional Comum Curricular: um estudo de memória social |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Graeff, Lucas |
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dc.degree.local |
Canoas, RS |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais |
pt_BR |
dc.contributor.advisorco |
Wolffenbüttel, Cristina Rolim |
pt_BR |