dc.contributor.author |
Furtado, Carla Cilene Coelho |
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dc.date.accessioned |
2021-04-26T12:58:43Z |
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dc.date.available |
2021-04-26T12:58:43Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.citation |
FURTADO, C. C. C. Narrativas de memória institucional e a indústria criativa: análise de campanhas de comunicação em uma amostra de universidades brasileiras e portuguesas. 2020. 164 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1570. Acesso em: 26 abr. 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/1570 |
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dc.description.abstract |
Este estudo está vinculado à linha de pesquisa de Gestão e Memória Social do
Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade
La Salle. O relatório foi organizado com o objetivo geral de compreender as
narrativas de um grupo amostral de representantes de quatro instituições de Ensino
Superior no Brasil e em Portugal, que (re)elaboram através do segmento de serviços
criativos e audiovisual a memória-história, divulgada a partir de uma campanha
institucional de comunicação utilizada no ano de 2018/2019. A metodologia utilizada
foi de natureza qualitativa, no qual foi realizado o levantamento documental, assim
como entrevistas com representantes institucionais sobre a memória, Indústria
criativa e a produção de uma campanha de comunicação. A amostra foi intencional
junto às Universidades La Salle e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul, no Brasil, bem como Universidade de Évora e Universidade do Porto, em
Portugal. Os resultados foram a produção de uma cartilha virtual enquanto produto,
contendo a análise das campanhas de comunicação amparadas pela memória social
e narrativas de entrevistas, que promovem a indústria criativa como grande
impulsionadora da criação e produção das campanhas institucionais. Outros
resultados encontrados foram sistematizados na indissociabilidade do ensino,
pesquisa e extensão, que ficaram evidentes nas universidades, que estimulam o
desenvolvimento sociocultural da sociedade, como também a efervescência da
indústria criativa junto às oportunidades econômicas sazonais e características
regionais. A economia criativa que se alimenta da indústria e do mercado incentiva
uma quebra de paradigma, impulsionando a tecnologia e uma nova forma de
comunicação presente nas campanhas universitárias. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade La Salle |
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dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Memória social |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativas de memória |
pt_BR |
dc.subject |
Campanhas de comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Indústria criativa |
pt_BR |
dc.subject |
Paradigma universitário |
pt_BR |
dc.title |
Narrativas de memória institucional e a indústria criativa: análise de campanhas de comunicação em uma amostra de universidades brasileiras e portuguesas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Araujo, Margarete Penerai |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas, RS |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |
dc.contributor.advisorco |
Mangan, Patrícia Kayser Vargas |
pt_BR |