Abstract:
Este trabalho analisa as memórias tecidas no Colégio Santo Antônio, de Estrela, Rio Grande
do Sul, a partir das narrativas dos atores envolvidos. Enfoca uma conjuntura de crise. O
momento analisado se refere à passagem da administração de Irmãs religiosas para uma
associação comunitária. O problema de pesquisa perseguido foi: como aparece, nas
sensibilidades desses sujeitos, este período denso em suas vidas, para a sobrevivência de uma
instituição de educação para a comunidade de Estrela? O trabalho tem como objetivo geral:
compreender as narrativas de memória da comunidade, inserida na conjuntura de transição da
administração do Colégio Santo Antônio, da AEFRAN-PCC para APASA. Como produto
final, foi elaborado o Relatório para apresentar as narrativas com foco nas percepções e
sensibilidades da comunidade escolar. Diante desse contexto, foram entrevistadas pessoas que
se envolveram diretamente com a crise estudada. Das narrativas, foram buscadas as
percepções e sensibilidades desenvolvidas nesse período. Essas narrativas, enquanto práticas
culturais, apontaram para uma percepção da crise entremeada de sentimentos, de um
envolvimento comunitário que ultrapassou em muito a captação de uma conjuntura
econômica desfavorável. Essas narrativas indiciam os elos que uniam alunos, pais,
professores e funcionários em torno de sentimentos comuns de pertencimento e afetividades
em relação ao Colégio Santo Antônio. Por fim, foi realizada a análise do processo de
passagem de mantenedora, o que evidenciou que esses momentos foram densos e de tomadas
de decisões para o êxito de continuidade da instituição.