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O presente relatório técnico tem por objetivo retratar as vivências de moradores(as) e exmoradores(as) da Casa do Estudante Universitário da UFRGS (CEU), dando visibilidade
ao processo de construção das memórias de representantes de diferentes décadas,
desde sua inauguração. Resultou desta pesquisa o vídeo documentário “Há um passado
no meu Presente – Memórias na Casa do Estudante da UFRGS”, produto final do
Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais. A metodologia empregada
envolveu uma pesquisa qualitativa, a partir de dados de documentos e de nove
entrevistas pautadas na história oral (ALBERTI, 2005). Os dados foram analisados
segundo a Análise de Conteúdo Temática (MINAYO, 2004), onde foram elencadas as
seguintes categorias: Memórias vergonhosas e preconceito; Sociabilidade,
pertencimento e juventudes; Movimento Estudantil; e Memórias e vivências. Os
resultados das análises mostram evidências de memórias vergonhosas e preconceito
(POLLAK, 1989), bem como a presença de memórias subterrâneas (POLLAK, 1989),
pois percebiam-se como parte de culturas minoritárias e dominadas. Padrões referentes
à situação econômica desprivilegiada, comportamento sexual e até mesmo ao gênero
ajudaram a formar “comunidades afetivas” (POLLAK, 1989). Diferentes situações de
contestação, do regime militar (1970) ao impeachment da presidenta (2010), passeatas
por mais liberdades democráticas, ensino gratuito de qualidade, melhorias na qualidade
e menor valor da alimentação servida no Restaurante Universitário, impactaram na
sociabilidade e pertencimento (FEIXA; PORZIO, 2004), relações de apoio e solidariedade
e na construção de uma subjetividade política (CASTRO, 2008). Foi evidenciado que as
vivências na CEU foram significativas na constituição da identidade (LEÓN, 2005;
POLLAK, 1992) dos entrevistados. |
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