Abstract:
O tema desta pesquisa envolve Educação Patrimonial e insere-se na linha de
pesquisa em Memória, Cultura e Identidade. A questão norteadora consiste em: Como
sensibilizar o olhar de professores da rede pública de ensino para os bens culturais
do município de Brochier, RS? Seu objetivo principal é construir, como produto final,
um Projeto de Formação em Educação Patrimonial alinhado com a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC), para professores das redes municipal e estadual de
Brochier. Associados a este, elaborei um Caderno de apoio para o estudo sobre
Patrimônio Cultural, um Guia de Bens Culturais do município de Brochier e uma página
no Facebook intitulada “Memórias de Brochier” que auxiliarão na formação de
professores e no trabalho dos docentes. A pesquisa teve caráter qualitativo,
articulando os conceitos de memória, patrimônio e educação patrimonial, conjugando
investigação bibliográfica, documental e de campo. Foi possível, a partir da análise
das narrativas e dos dados levantados, a proposição de intervenção de formação de
professores em educação patrimonial e a compreensão, de que é necessária, a
construção de uma comunidade de conhecimento com professores e alunos, disposta
a escutar moradores e a construir conhecimentos sobre o patrimônio cultural de
Brochier.