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Análise do ciclo de vida (ACV) de pavimento asfáltico e rígido na BR-163/364/MT

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dc.contributor.author Machado, Cosme Neves
dc.date.accessioned 2021-05-25T14:15:35Z
dc.date.available 2021-05-25T14:15:35Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation MACHADO, Cosme Neves. Análise do ciclo de vida (ACV) de pavimento asfáltico e rígido na BR-163/364/MT. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1656. Acesso em: 25 maio. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1656
dc.description.abstract A exigência de ações sustentáveis por parte da sociedade acarreta um maior cuidado na produção de produtos e serviços, deste modo, o processo de escolha da alternativa de pavimento a ser executado em uma obra, pode ser objeto de avalição quanto a sua sustentabilidade. A análise do ciclo de vida – LCA (Life Cycle Analysis) é uma ferramenta que possibilita a avaliação dos aspectos relativos à sustentabilidade das alternativas de construção do pavimento. Outro fator de relevância são os custos envolvidos na implementação da solução de pavimentação, devendo ser analisados em conjunto com os possíveis impactos ambientais das alternativas de pavimentação. No presente trabalho desenvolvido é utilizada a ferramenta da análise do ciclo vida para a verificação dos possíveis impactos ambientais gerados pelas alternativas de pavimentação estudas e na avaliação de seus custos é utilizado o Sistema de Custos Referencias de Obras (SICRO 2) do DNIT. Foram avaliadas duas alternativas de estruturas de pavimento asfáltico e rígido. Para ambas as alternativas foi adotado o mesmo período de análise, 20 anos. Para cada alternativa de pavimento foi aplicada a ferramenta ACV nas fases de produção de materiais, construção e transporte, nas etapas de construção, conservação e restauração, as fases de uso e fim de vida do pavimento não foram consideradas. O maior gasto energético e emissões foi verificado na fase de produção dos materiais em ambos pavimentos. O pavimento rígido apresentou maior quantidade de emissões de CO2 equivalente, já o pavimento asfáltico apresentou um maior gasto energético entre os pavimentos analisados. Se verificou que o pavimento de menor custo ao longo do período analisado foi o pavimento rígido. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Pavimento Rígido pt_BR
dc.subject Pavimento Asfáltico pt_BR
dc.subject Custos pt_BR
dc.subject ACV pt_BR
dc.title Análise do ciclo de vida (ACV) de pavimento asfáltico e rígido na BR-163/364/MT pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Souza, Fernanda Siqueira pt_BR
dc.degree.local Canoas pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Avaliação de Impactos Ambientais pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.description Efetuar uma avaliação do ciclo de vida considerando as alternativas de pavimentos rígidos e asfálticos na construção da pista nova da duplicação da BR163/364/MT (Km 278,9 – Km 321,3). pt_BR
dc.contributor.advisorco Malysz , Rodrigo pt_BR


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