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O presente trabalho é um estudo sobre a Escola Estadual de Ensino Fundamental
20 de Maio - EEEF 20 de Maio, localizada na cidade de Estrela/RS,
compreendendo-a como ambiente e espaço de cultura e de memória. O foco desta
pesquisa é o estudo sobre o pertencimento de um grupo de alunos, a partir da
análise sobre memória e identidade na investigação se os alunos se sentem
pertencentes ao contexto, como sujeitos conscientes valorizando a vivência na
Escola. Assim, é importante considerar suas memórias vivenciadas e suas
representações, percebendo que elas influenciam diretamente na construção do
pertencimento e se permeiam na formação dos educandos. O problema norteador
parte da seguinte indagação: Quais são as lembranças significativas suscitadas nos
(ex) alunos da EEEF 20 de Maio através de sua relação com a instituição de ensino
por meio de suas memórias? O trabalho tem como proposta estudar como se dá a
construção de pertencimento dos alunos, enquanto sujeitos constituintes de um
mesmo lugar. Serão consideradas, para análise, suas vivências relatadas sob a
perspectiva das memórias, respeitando-as como processo de construção
estabelecido pelo grupo e pela comunidade. Sendo assim, apresenta-se o seguinte
objetivo geral: analisar as memórias de alunos da EEEF 20 de Maio como fator de
identidade e de pertencimento; seguido dos seguintes e os objetivos específicos: a)
compreender a importância das memórias dos alunos para dar significado à EEEF
20 de Maio; b) identificar as formas pelas quais os alunos reconhecem, elaboram e
explicam as realidades vividas na Escola; c) intervir no cotidiano da Escola,
proporcionando um espaço de escuta para os alunos; e d) elaborar um fotolivro
sobre as vivências dos alunos na Escola como mostra do sentimento de
pertencimento. A pesquisa, de caráter qualitativo, insere-se no campo de estudos
em memória social e bens culturais, na linha de pesquisa Memória e linguagens
culturais, e será conjugada através da articulação deste estudo de caso, entre
investigação bibliográfica, documental e de campo, com procedimentos que
envolveram as memórias sobre a Escola a partir da escrita de textos, de espaço de
escuta, um grupo de alunos e ex-alunos da instituição. Para análise dos dados foi
adotada a análise de conteúdo. O grupo de alunos foi selecionado, com base no
tempo em que estudam na Escola, com quem se deu o processo de construção de
textos sobre como se sentem dentro desse espaço. Os ex-alunos foram convidados
a participarem dando depoimentos de suas memórias, três responderam
questionário estruturado e os outros dois foram entrevistados, via presencial e outro
através do Google Meet®. Os dados foram analisados a partir de relatos escritos e
diálogos realizados em sala à luz dos estudos de Joel Candau (2012), Aleida
Assmann (2011) e Maurice Halbwachs (2006). Como produto final da pesquisa, foi
construído um fotolivro com uma seleção de fotos significativas de momentos
marcantes em atividades sobre a EEEF 20 de Maio, ao longo de sua história, com
a construção de memórias. |
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O meu primeiro contato com a Educação foi dos 7 para 8 anos, iniciei os
estudos no Colégio Estadual Senador Manoel Alencar Guimarães, antigo Grupo
Escolar São Nicolau, na cidade de Curitiba no Estado do Paraná, cuja placa de
comemoração da ampliação (figura 1 que segue abaixo), persiste até hoje em seu
lugar original. |
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