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Memórias e expectativas na formação profissional: um estudo sobre gestão esportiva na região metropolitana de Porto Alegre

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dc.contributor.author Silva, Marco Antonio Merenhque
dc.date.accessioned 2021-05-27T12:08:48Z
dc.date.available 2021-05-27T12:08:48Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation SILVA, Marco Antonio Merenhque. Memórias e expectativas na formação profissional: um estudo sobre gestão esportiva na região metropolitana de Porto Alegre. 2020. 169 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1672. Acesso em: 27 maio. 2021 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1672
dc.description.abstract Este trabalho tem como tema a formação em gestão esportiva pelos profissionais em Educação Física. O objetivo geral é construir uma formação continuada sobre gestão esportiva para profissionais da educação física baseado em relatos de discentes e egressos e profissionais com formação em Educação Física. Os dados foram coletados buscando a percepção de discentes, egressos da Universidade La Salle, membros da Associação dos profissionais em Educação Física do Rio Grande do Sul (APEF-RS) e entrevistas com profissionais da gestão esportiva da região metropolitana de Porto Alegre. Foi realizada análise descritiva dos dados referentes a percepção sobre a formação em gestão esportiva e interesse nesta formação. As trajetórias dos profissionais pesquisados foram analisadas através de questionário com 42 discentes, 15 Egressos, 55 Associados da APEF-RS e 5 entrevistas online semiestruturadas com profissionais que exercem a gestão esportiva em suas atividades diárias. Sendo desenvolvido no contexto da linha de pesquisa de memória e linguagens culturais do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais, essa pesquisa se amparou em conceitos como memória social e identidade profissional para efetivar análises das narrativas obtidas. Os resultados apontaram que este profissional se mostra interessado em sua formação continuada e que existe certo consenso sobre competências técnicas e habilidades interpessoais para a atuação em gestão esportiva. Os dados analisados serviram para subsidiar elementos para a proposta de um curso nesta temática visando formação e preparação de uma maneira mais assertiva para o profissional da gestão esportiva. O MBA em Gestão Esportiva foi proposto com carga horária total de 360 horas/aula, tendo uma estrutura curricular dividida em cinco módulos e incorporando componentes curriculares a partir dos dados da pesquisa. Espera-se também que este trabalho contribua em estudos futuros acerca desta ocupação e demais tópicos relacionados pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Memória Social pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Gestão Esportiva pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.title Memórias e expectativas na formação profissional: um estudo sobre gestão esportiva na região metropolitana de Porto Alegre pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Mangan, Patrícia Kayser Vargas pt_BR
dc.degree.local Canoas pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.description A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais. Tendo como tema a formação em gestão esportiva pelos profissionais em Educação Física, objetiva construir como produto técnico uma formação continuada sobre gestão esportiva para profissionais da área do esporte e profissionais de Educação Física. pt_BR
dc.contributor.advisorco Constante, Robson da Silva pt_BR


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