dc.contributor.author |
Silva, Marco Antonio Merenhque |
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dc.date.accessioned |
2021-05-27T12:08:48Z |
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dc.date.available |
2021-05-27T12:08:48Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.citation |
SILVA, Marco Antonio Merenhque. Memórias e expectativas na formação profissional: um estudo sobre gestão esportiva na região metropolitana de Porto Alegre. 2020. 169 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1672. Acesso em: 27 maio. 2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/1672 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho tem como tema a formação em gestão esportiva pelos profissionais em
Educação Física. O objetivo geral é construir uma formação continuada sobre gestão
esportiva para profissionais da educação física baseado em relatos de discentes e
egressos e profissionais com formação em Educação Física. Os dados foram
coletados buscando a percepção de discentes, egressos da Universidade La Salle,
membros da Associação dos profissionais em Educação Física do Rio Grande do Sul
(APEF-RS) e entrevistas com profissionais da gestão esportiva da região
metropolitana de Porto Alegre. Foi realizada análise descritiva dos dados referentes a
percepção sobre a formação em gestão esportiva e interesse nesta formação. As
trajetórias dos profissionais pesquisados foram analisadas através de questionário
com 42 discentes, 15 Egressos, 55 Associados da APEF-RS e 5 entrevistas online
semiestruturadas com profissionais que exercem a gestão esportiva em suas
atividades diárias. Sendo desenvolvido no contexto da linha de pesquisa de memória
e linguagens culturais do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens
Culturais, essa pesquisa se amparou em conceitos como memória social e identidade
profissional para efetivar análises das narrativas obtidas. Os resultados apontaram
que este profissional se mostra interessado em sua formação continuada e que existe
certo consenso sobre competências técnicas e habilidades interpessoais para a
atuação em gestão esportiva. Os dados analisados serviram para subsidiar elementos
para a proposta de um curso nesta temática visando formação e preparação de uma
maneira mais assertiva para o profissional da gestão esportiva. O MBA em Gestão
Esportiva foi proposto com carga horária total de 360 horas/aula, tendo uma estrutura
curricular dividida em cinco módulos e incorporando componentes curriculares a partir
dos dados da pesquisa. Espera-se também que este trabalho contribua em estudos
futuros acerca desta ocupação e demais tópicos relacionados |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Memória Social |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão Esportiva |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física |
pt_BR |
dc.title |
Memórias e expectativas na formação profissional: um estudo sobre gestão esportiva na região metropolitana de Porto Alegre |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Mangan, Patrícia Kayser Vargas |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |
dc.description |
A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Memória e Linguagens
Culturais do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais. Tendo
como tema a formação em gestão esportiva pelos profissionais em Educação Física,
objetiva construir como produto técnico uma formação continuada sobre gestão
esportiva para profissionais da área do esporte e profissionais de Educação Física. |
pt_BR |
dc.contributor.advisorco |
Constante, Robson da Silva |
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