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A música como lazer sério: espaço de sociabilidade e identidade de um grupo de idosos

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dc.contributor.author Blessmann, Eliane Jost
dc.date.accessioned 2021-07-05T17:50:00Z
dc.date.available 2021-07-05T17:50:00Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation BLESMANN, E. J. A música como lazer sério: espaço de sociabilidade e identidade de um grupo de idosos. 2021. 117 f. Tese (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1764. Acesso em: 05 jul. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1764
dc.description.abstract Esta tese é um estudo sobre lazer e envelhecimento que tem por sujeitos os integrantes do grupo de percussão “Só ritmos” e por objeto a prática musical no contexto do lazer, analisados sob a perspectiva teórica do lazer sério. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, voltada ao universo dos significados, motivações, crenças, valores e atitudes. Sendo estes elementos objetos de estudo da etnografia a pesquisa foi desenvolvida em relação direta com o trabalho de campo sob a influência de autores da antropologia. Ainda como instrumento de pesquisa foi utilizado a entrevista compreensiva e a análise dos dados se deu mediante a descrição e interpretação do material organizado por temas conforme o conteúdo se apresentava (KAUFMANN, 2013). O contexto social onde se desenvolve a pesquisa é o projeto de extensão CELARI do qual os integrantes da banda são oriundos. O grupo pesquisado é composto por 2 homens e 15 mulheres de 64 a 93 anos. Observar o senso de compromisso presente naquele grupo para as aulas de percussão e as apresentações em público, a vontade de aprender a tocar um instrumento e de fazer cada vez melhor, me instigou a buscar uma discussão sobre o lazer que não se limitasse ao significado corrente como espaço de liberdade, de ludicidade, de escolha. Por isso escolhi como ponto de partida a perspectiva do lazer sério, do canadense Robert Stebbins (1982, 2001, 2006, 2009, 2014, 2016) como referencial teórico com o objetivo de compreender a prática musical do grupo no contexto do lazer, tendo por objetivos específicos: recuperar a história da criação do grupo de percussão; desvendar os significados atribuídos pelo grupo pesquisado à prática musical e investigar sobre a adequação da perspectiva teórica do lazer sério para o seu estudo e perscrutar sobre como o lazer sério contribui para a sociabilidade e identidade social do grupo de entrevistados. Acompanhando este mundo social específico durante as observações em campo é que a sociabilidade e a identidade se destacaram como aspectos relevantes a serem aprofundados. A sociabilidade é favorecida pelo exercício de uma atividade de lazer sério, pois uma das características que a diferenciam das demais formas de lazer é o mundo social. Nele é possível evidenciar a interação que se dá entre seus integrantes. A existência de um mundo social específico resultante da prática de uma atividade de lazer sério o qual comporta um conjunto de valores, atitudes e orientações constituem a base para a identidade social pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Lazer pt_BR
dc.subject Idosos pt_BR
dc.subject Prática musical pt_BR
dc.subject Sociabilidade pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.title A música como lazer sério: espaço de sociabilidade e identidade de um grupo de idosos pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.advisor Telles, Tamára Cecília Karawejczyk pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.contributor.advisorco Mangan, Patrícia Kayser Vargas pt_BR


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