dc.contributor.author |
Gutierrez, Ana Lérida Pacheco |
|
dc.contributor.author |
Borges, Maria de Lourdes |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-05T14:51:10Z |
|
dc.date.available |
2021-08-05T14:51:10Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
GUTIERREZ, A. L. P.; BORGES, M. L. Memória, capital e empreendedorismo institucionais: análise de um período de crise em um instituto de matemática brasileiro. Revista Inclusiones, v. 7, n. esp., p. 205-233, abr./jun., 2020. Disponível em: https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/439. Acesso em: 05 ago. 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/1939 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo deste artigo é analisar a memória institucional do Instituto de Matemática e Estatística
(IME) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brasil em um período de crise
institucional (1985-2001). Foi realizado um estudo de caso qualitativo aprofundado, onde foram
aplicadas, transcritas e analisadas 18 entrevistas e análise documental. Os dados foram
analisados segundo a análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que o período de crise
institucional iniciado com a mudança de sede do Instituto ocorreu contra a vontade da maioria dos
servidores e promoveu uma desestruturação das rotinas, hábitos e valores, impactando no capital
institucional. O período de crise foi vencido a partir de um trabalho de empreendedorismo
institucional, cuja reconstrução foi possível através do entrecruzamento das narrativas de quem
vivenciou a crise com outros documentos, legando ao presente uma compreensão mais profunda
sobre o passado institucional. A partir da discussão dos resultados propõe-se o entendimento da
memória institucional como componente estratégico e ativador do empreendedorismo institucional
voltado para a geração de capital institucional. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Cuadernos de Sofía Editorial |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Memória coletiva |
pt_BR |
dc.subject |
Institucionalização |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Pública |
pt_BR |
dc.subject |
História da Educação |
pt_BR |
dc.title |
Memória, capital e empreendedorismo institucionais: análise de um período de crise em um instituto de matemática brasileiro |
pt_BR |
dc.type |
Artigo |
pt_BR |