dc.contributor.author |
Matos, Paola Rodrigues de |
|
dc.contributor.author |
Borges, Maria de Lourdes |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-05T15:02:58Z |
|
dc.date.available |
2021-08-05T15:02:58Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.citation |
MATOS, P. R.; BORGES, M. L. Magia para quem? Uma análise crítica do intercâmbio de turismo na Disney World. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 16, n. 2, p. 415-428, 2018. Disponível em: http://ojsull.webs.ull.es/index.php/Revista/article/view/1120. Acesso em: 05 ago. 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/1940 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho objetiva analisar criticamente as percepções de encantamento e/ou desencantamento
de jovens brasileiros que passaram por experiências de intercâmbio na cultura organizacional da Walt Disney
World (Orlando). Foi realizada uma pesquisa qualitativa e entrevistados 17 ex-intercambistas brasileiros
que trabalharam na Disney no período de 2008 a 2013. Uma análise de conteúdo foi realizada sobre os dados
sistematizados. Os resultados indicam que, por meio do mote do encantamento e da magia, é exigido dos
intercambistas um trabalho emocional dentro da cultura organizacional afetiva da Disney que tem como
prerrogativa a exibição incondicional de emoções de felicidade e alegria por parte dos trabalhadores. Além
da força laboral, a simpatia do trabalhador é mercantilizada e revertida em lucro para a empresa por meio
de uma gestão das emoções, onde a regulação emocional ocorre em meio tanto à falta de crítica quanto ao
desencantamento diante de exigências físicas e emocionais exaustivas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
PASOS |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Turismo de Intercâmbio |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão das emoções |
pt_BR |
dc.subject |
Disney |
pt_BR |
dc.title |
Magia para quem? Uma análise crítica do intercâmbio de turismo na Disney World |
pt_BR |
dc.type |
Artigo |
pt_BR |