dc.contributor.author |
Viana Filho, Rubens Clair |
|
dc.contributor.author |
Borges, Maria de Lourdes |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-05T15:26:14Z |
|
dc.date.available |
2021-08-05T15:26:14Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
VIANA FILHO, R. C.; BORGES, M. L. A reprodutibilidade técnica e o Unimúsica: uma leitura interdisciplinar. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 14, n. 2, 2016. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2820/pdf_519. Acesso em: 05 ago. 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/1943 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo deste artigo é o de propor uma análise do Projeto Unimúsica sob responsabilidade da Pró-Reitoria de
Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através do conceito de reprodutibilidade técnica de Walter
Benjamin. Sob um ponto de vista interdisciplinar e da gestão cultural, considera-se que o entendimento de Benjamin
(1955) pode ser um importante elemento para a ajuda na compreensão das ações musicais do ponto de vista da
reprodutibilidade técnica que acontecem no Projeto Unimúsica desde o ano de 1981. A metodologia é exploratória
utilizando-se a análise do conteúdo de dados secundários sobre o projeto, tais como entrevistas e relatórios. Os
resultados indicam que há uma certa manutenção sobre o culto a obra de arte musical, sendo em apresentações
presenciais ou mesmo quando se apresenta ao espectador por outros meios tecnológicos, permitindo o seu
reconhecimento e a sua identificação. Assim sendo, abre-se a possibilidade para além da obra de arte circunscrita aos
espaços restritos ao seu local de origem, para a apreciação e divulgação para todos, tal como coloca Benjamin (1955)
sobre a reprodutibilidade técnica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Unicor |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Unimúsica |
pt_BR |
dc.subject |
UFRGS |
pt_BR |
dc.subject |
Reprodutibilidade técnica |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão cultural |
pt_BR |
dc.title |
A reprodutibilidade técnica e o Unimúsica: uma leitura interdisciplinar |
pt_BR |
dc.type |
Artigo |
pt_BR |