DSpace Repository

Modernidade: a formação docente e os conflitos escolares – uma intermediação possível?

Show simple item record

dc.contributor.author Schmitz, Taís
dc.contributor.author Borges, Maria de Lourdes
dc.date.accessioned 2021-08-06T14:54:36Z
dc.date.available 2021-08-06T14:54:36Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation BORGES, M. L.; SCHMITZ, T. Modernidade: a formação docente e os conflitos escolares – uma intermediação possível?. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 17, n. 1. jan./jun. 2012. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/460/476. Acesso em: 06 ago. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1960
dc.description.abstract Este artigo traz um estudo acerca dos conflitos nos ambientes escolares, bem como a reflexão sobre algumas das dificuldades relacionadas à prática pedagógica na formação docente. Trata-se de uma temática que deve ser amplamente discutida, já que a ocorrência de conflitos não se trata de um fenômeno isolado, mas envolve todas as esferas da comunidade escolar e da sociedade. Optou-se por analisar aspectos da formação de professores-pesquisadores, considerando o envolvimento da práxis pedagógica com a heterogeneidade de culturas e de ideologias, que convivem nas salas de aula. Essa multiplicidade de valores revela-se nas relações interpessoais, expondo diferentes olhares sobre uma mesma circunstância. Nessa variedade de posicionamentos, encontra-se um dos muitos desafios do docente: conduzir seu trabalho, favorecendo a troca de ideias e o respeito à diferença. A prática do docente carece, portanto, já nas licenciaturas, da formação para a intermediação de conflitos, do debate sobre teorias, causas e efeitos, mobilizando para uma ação ética e incentivadora da cidadania. Objetiva-se uma visão da Educação Básica brasileira, seus tensionamentos no Ensino Superior, tendo como recorte temporal os primeiros anos desse século. Para tanto, utiliza-se como caminho metodológico a pesquisa documental e bibliográfica. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Editora Unilasalle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Conflitos pt_BR
dc.subject Utopias pt_BR
dc.title Modernidade: a formação docente e os conflitos escolares – uma intermediação possível? pt_BR
dc.type Artigo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account