Abstract:
As UANs são locais destinados à preparação e fornecimento de refeições coletivas,
adequada nutricionalmente, de acordo com as normas higiênico-sanitárias
estabelecidas pela legislação e podem estar presentes em complexos industriais,
empresas, hospitais ou escolas.
O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos, a estimativa é
que 35% de tudo que é produzido vão para o lixo e poderiam alimentar 54 milhões
de brasileiros. Numa UAN o desperdício é atribuído como falta de qualidades nas
preparações e não se restringe somente ao alimento.
Resto é todo alimento produzido, distribuído e descartado, já o resto ingestão avalia
as quantidades preparadas em relação ao consumo e serve para avaliar o perfil da
clientela atendida. O objetivo do estudo foi avaliar o desperdício de alimentos
distribuídos aos clientes através da realização de campanha educacional utilizando
cartazes, displays de mesas e informativos aos colaboradores da Empresa
analisada. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, pesagem e cálculo per
capita do resto ingesta antes, durante e após a campanha contra o desperdício de
alimentos com os clientes, que permaneceu de segunda a sexta feira, no horário de
almoço, nos meses de Fevereiro a Abril de 2017. Na primeira etapa (antes da
campanha) a média de RI per capita ficou em 41g, na segunda etapa (durante a
campanha) essa média ficou em 43g, na terceira etapa (após a campanha) a média
de RI ficou em 44g, comparando-se com a primeira etapa (41g) houve um aumento
de 3g de RI. Os resultados apontaram que os índices estão dentro do preconizado
pela literatura que é de 15g a 45g per capta.
Esses dados mostram que somente a divulgação da campanha não é suficiente para
redução do desperdício e devem ser avaliadas outras ações junto a gerente
responsável pela UAN para redução do desperdício de alimentos e as expectativas
dos clientes sejam atendidas através da adequação dos cardápios oferecidos.