dc.contributor.author |
Trezzi, Clóvis |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-09T17:43:52Z |
|
dc.date.available |
2021-09-09T17:43:52Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
TREZZI, Clóvis. O Guia das Escolas Cristãs: um marco no surgimento da pedagogia moderna. História & Ensino, Londrina, PR, v. 27, n. 1, p. 335-350, 2021. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/37534/30129. Acesso em: 09/09/2021. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2238-3018 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2138 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo aborda o surgimento da pedagogia moderna no século XVII, partindo do pressuposto de que o "Guia das Escolas Cristãs", texto pedagógico de João Batista de La Salle, é uma obra que abre um novo
paradigma: o de uma educação que segue os padrões metodológicos da ciência. Discute o “Guia” como principal obra de referência para a pedagogia moderna. Considera-se que a experiências pedagógicas das primeiras Escolas Cristãs, instituto fundado por La Salle, são referência para a elaboração do “Guia”. Ao partir da experiência educativa, La Salle organizou as escolas de um método pedagógico. La Salle pode ser considerado um reformador da educação e sua obra educativa tem um grande peso na formação da
pedagogia moderna. Esta pesquisa conclui que o modelo científico adotado por La Salle no “Guia das Escolas Cristãs” influenciou toda a elaboração dos processos educativos posteriores ao seu século e até mesmo a educação contemporânea. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.publisher |
História & Ensino |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Guia das Escolas Cristãs |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia moderna |
pt_BR |
dc.subject |
La Salle |
pt_BR |
dc.title |
O "guia das escolas cristãs”: um marco no surgimento da pedagogia moderna |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |