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A formação continuada de professores, compreendida como um processo contínuo de
construção de conhecimentos pedagógicos, teóricos e práticos, promove participação
mais intensa do professor perante os grupos em que se insere, de forma que ele seja
protagonista no processo de sua formação, compartilhando saberes e oportunizando
múltiplas aprendizagens a seus alunos. Partindo dessa perspectiva, a presente
pesquisa, inserida da linha de pesquisa Memória e Linguagens Culturais, tem como
objetivo principal desenvolver estratégias de formação continuada para professores
de português da rede municipal de ensino de Esteio, que deem conta das
necessidades desses profissionais, de forma a aliar aspectos linguísticos e literários,
próprios do fazer pedagógico desse grupo de professores, à prática vivenciada
através da gamificação. A metodologia de pesquisa utilizada no desenvolvimento
deste estudo é a Design Science Research (DSR), através da qual foi possível
elaborar um produto que solucionasse a seguinte problemática: “como ressignificar a
experiência das formações continuadas para professores de português da rede
municipal de ensino de Esteio?” Diante dessa perspectiva, o presente estudo
apresenta uma proposta metodológica até então inédita, que estabelece elos entre a
docência, a literatura e a gamificação, numa perspectiva memorial. Buscando
promover diálogos que colaborem para reflexões acerca da problemática de pesquisa,
foi desenvolvido o produto denominado de Escape Book, que apresenta uma proposta
de formação gamificada, que se utiliza do escape room como estratégia metodológica,
a partir da obra “O Alienista”, de Machado de Assis, como narrativa-base, através da
abordagem do universo linguístico-literário, inerente à prática docente, a partir de
recursos próprios da gamificação. Esta pesquisa configura-se, então, como um
importante aporte prático e teórico que promove integração e engajamento entre os
participantes dos processos de ensino e de aprendizagem, contribuindo ainda para o
avanço dos estudos de metodologias que proporcionem múltiplas aprendizagens aos
estudantes, a partir da qualificação de recursos metodológicos de seus professores.
A pesquisa aborda, portanto, a memória da formação continuada de professores de
português da RME, por meio de uma perspectiva gamificada através de entrevistas
que contribuem para o (re)conhecimento e a (re)construção permanente do
sentimento de identidade desse grupo de professores que tem a literatura como
alicerce de seu fazer pedagógico. A base teórica para este estudo é constituída
principalmente por Halbwachs (1990) e Assmann (2011) no que se refere à Memória
Social, Bacich e Moran (2018) e Moran (2019), no que diz respeito às metodologias
de ensino, Freire (2004), (2020) e Backes (2011) no que concerne à Educação,
Schlemmer (2014) e Carolei e Tori (2014) e Carolei e Bruno (2018) referentes à
Gamificação e Todorov (2014) e Zilberman e Silva (1990) no que se refere à literatura. |
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