DSpace Repository

A sustentabilidade ambiental efetivada através da gestão educacional

Show simple item record

dc.contributor.author Hoernig, Ana Marli
dc.contributor.author Hoernig Junior, Breno Arno
dc.date.accessioned 2022-01-12T18:27:28Z
dc.date.available 2022-01-12T18:27:28Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation HOERNIG, Ana Marli; HOERNIG JUNIOR, Breno Arno. A sustentabilidade ambiental efetivada através da gestão educacional. RAC: Revista angolana de ciências, v. 3, n. 2, p. 451-465, 2021. Disponível em: http://publicacoes.scientia.co.ao/ojs2/index.php/rac/article/view/178/350. Acesso em: 12 jan. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2370
dc.description.abstract O presente trabalho se insere na temática gestão dos recursos ambientais na educação. Temos como objetivo identificar práticas efetivas para promover ações ambientais sustentáveis através da gestão educacional. O percurso metodológico segue a revisão literária do estado da arte sobre ações sustentáveis para a gestão educacional à luz do aporte documental da Agenda 2030 que, como proposta "leave no one behind", almeja evoluir na busca do engajamento global para um desenvolvimento econômico sustentado, socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável. Para este estudo, nos interessa o objetivo de número 4-Educação de Qualidade da referida agenda, que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Nos alinhamos a Meta 4.7 a qual pretende até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável. Os resultados apontam para práticas exequíveis e necessárias de serem efetivadas nas instituições educativas, bem como para ações a serem incentivadas pelas instituições para serem empreendidas pelos educandos em seu cotidiano. As práticas apresentadas alinham-se aos objetivos para o desenvolvimento sustentável previstos na Agenda 2030. Concluímos pela necessidade de abordar a temática nos currículos acadêmicos e escolares através da educação ambiental para que se possa evoluir em práticas ambientais sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente justas dentro e fora das instituições educacionais. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher RAC: revista angolana de ciências pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Ações ambientais sustentáveis pt_BR
dc.subject Práticas sustentáveis pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.title A sustentabilidade ambiental efetivada através da gestão educacional pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account