dc.contributor.author |
Hoernig, Ana Marli |
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dc.contributor.author |
Hoernig Junior, Breno Arno |
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dc.date.accessioned |
2022-01-12T18:27:28Z |
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dc.date.available |
2022-01-12T18:27:28Z |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.identifier.citation |
HOERNIG, Ana Marli; HOERNIG JUNIOR, Breno Arno. A sustentabilidade ambiental efetivada através da gestão educacional. RAC: Revista angolana de ciências, v. 3, n. 2, p. 451-465, 2021. Disponível em: http://publicacoes.scientia.co.ao/ojs2/index.php/rac/article/view/178/350. Acesso em: 12 jan. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2370 |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho se insere na temática gestão dos recursos ambientais na educação. Temos como objetivo identificar práticas efetivas para promover ações ambientais sustentáveis através da gestão educacional. O percurso metodológico segue a revisão literária do estado da arte sobre ações sustentáveis para a gestão educacional à luz do aporte documental da Agenda 2030 que, como proposta "leave no one behind", almeja evoluir na busca do engajamento global para um desenvolvimento econômico sustentado, socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável. Para este estudo, nos interessa o objetivo de número 4-Educação de Qualidade da referida agenda, que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Nos alinhamos a Meta 4.7 a qual pretende até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável. Os resultados apontam para práticas exequíveis e necessárias de serem efetivadas nas instituições educativas, bem como para ações a serem incentivadas pelas instituições para serem empreendidas pelos educandos em seu cotidiano. As práticas apresentadas alinham-se aos objetivos para o desenvolvimento sustentável previstos na Agenda 2030. Concluímos pela necessidade de abordar a temática nos currículos acadêmicos e escolares através da educação ambiental para que se possa evoluir em práticas ambientais sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente justas dentro e fora das instituições educacionais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
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dc.publisher |
RAC: revista angolana de ciências |
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dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Ações ambientais sustentáveis |
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dc.subject |
Práticas sustentáveis |
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dc.subject |
Meio ambiente |
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dc.subject |
Educação ambiental |
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dc.title |
A sustentabilidade ambiental efetivada através da gestão educacional |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
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