DSpace Repository

Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais

Show simple item record

dc.contributor.author Soares, Tatiani Prestes
dc.contributor.author Luz, Charlene Bitencourt Soster
dc.contributor.author Jung, Hildegard Susana
dc.contributor.author Fossatti, Paulo
dc.date.accessioned 2022-01-12T18:52:03Z
dc.date.available 2022-01-12T18:52:03Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation SOARES, Tatiani Prestes et al. Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais. Imagens da Educação, Maringá, PR, v. 11, n. 4, p. 191-212, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/54471/751375153230. Acesso em: 12 jan. 2022. pt_BR
dc.identifier.issn 2179-8427
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2371
dc.description.abstract Este artigo objetiva refletir sobre a percepção de pais com relação ao empreendedorismo na Educação Básica. Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo. Como recursos metodológicos, realizamos uma revisão de literatura e aplicamos 22 questionários a pais de alunos da Educação Básica escolhidos de forma aleatória no município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, RS. As respostas foram examinadas através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Observamos que todos os respondentes entendem a criatividade como algo positivo e inerente ao empreendedorismo. Além disso, percebem crescimento da inserção do empreendedorismo nas escolas de Educação Básica, como uma tendência a ser adotada na educação de crianças e adolescentes, principalmente em forma de projetos. São inúmeras as possibilidades de projetos de empreendedorismo no ambiente escolar, desde questões de desenvolvimento pessoal, até mesmo práticas como soluções de problemas da sociedade. Concluímos, portanto, que o tema empreendedorismo é um caminho viável para o desenvolvimento de sujeitos na sociedade contemporânea em contínua e rápida transformação. Também apontamos para a importância da participação dos pais na elaboração dos currículos escolares e nos processos de escolarização de seus filhos. Tais ações podem contribuir para o alcance de melhores índices de qualidade educacional. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Imagens da educação pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Empreendedorismo pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Perspectiva dos pais pt_BR
dc.title Educação empreendedora na educação básica: a perspectiva dos pais pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account