Abstract:
A formação docente ganha condição contínua, ao longo de toda a vida, agora, com velocidade acelerada em tempos de coronavírus. Este estudo tem por objetivo apresentar as alternativas de formação continuada na docência em tempos de pandemia efetivadas pela Uni-versidade La Salle Canoas (Unilasalle Canoas) durante o ano de 2020. Nesse contexto, quanto à sua metodologia, a presente pesquisa apresenta-se por meio de um estudo de Caso/Relato de experiência. Como resultados da pesquisa, apresentamos uma Formação sis-temática envolvendo a utilização de metodologias ativas com ênfase em hackathons e o uso da plataforma Google for Education como propulsores de uma educação inovadora, criativa e significativa. Diante disso, percebemos quenovas formas de ensinar e de aprender passam por processos constantes e contínuos, a partir dos quais surgem metodologias e tendências pedagógicas criativas e inovadoras, promovendo junto aos estudantes uma formação para a vida, mobilizando competências com ênfase na inovação e empreendedorismo.