dc.contributor.author |
Diesel, Carine Mendes Garbin |
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dc.contributor.author |
Battistello, Viviane Cristina de Mattos |
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dc.contributor.author |
Martins, Rosemari Lorenz |
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dc.date.accessioned |
2022-02-22T20:08:12Z |
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dc.date.available |
2022-02-22T20:08:12Z |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.identifier.citation |
DIESEL, C. M. G.; BATTISTELLO, V. C. M. ; MARTINS, ROSEMARI L. Constituição de identidades surdas em escolas bilíngues e as inter-relações entre professoras surdas alfabetizadoras. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 8, n. 37, p. 90-105, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3175 Acesso em: 21 fev. 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2566 |
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dc.description.abstract |
O presente artigo tem por objetivo analisar as
narrativas de professores, alunos surdos e pais de alunos
surdos sobre o fazer docente em uma escola específica
para surdos. A partir de entrevistas semiestruturadas,
analisou-se o papel de docentes surdos na constituição
dos processos identitários de crianças surdas. A reflexão
foi construída a partir de pensamentos defendidos por
teóricos como Silva (2003), Skliar (2003), Hall (2006),
Lopes e Neto (2003), Perlin (1998), entre outros, com
a intenção de compreender o fazer docente do sujeito
que ocupa o papel de professor no espaço escolar. Os
resultados apontam para a necessidade de mudar a
educação de surdos, proporcionando um espaço de
constituição da identidade, o que remete à necessidade
de repensar a formação de docentes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Humanidades & Inovação |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Docência |
pt_BR |
dc.subject |
Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject |
Surdez |
pt_BR |
dc.title |
Constituição de identidades surdas em escolas bilíngues e as inter-relações entre professoras surdas alfabetizadoras |
pt_BR |
dc.type |
Artigo |
pt_BR |