DSpace Repository

Constituição de identidades surdas em escolas bilíngues e as inter-relações entre professoras surdas alfabetizadoras

Show simple item record

dc.contributor.author Diesel, Carine Mendes Garbin
dc.contributor.author Battistello, Viviane Cristina de Mattos
dc.contributor.author Martins, Rosemari Lorenz
dc.date.accessioned 2022-02-22T20:08:12Z
dc.date.available 2022-02-22T20:08:12Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation DIESEL, C. M. G.; BATTISTELLO, V. C. M. ; MARTINS, ROSEMARI L. Constituição de identidades surdas em escolas bilíngues e as inter-relações entre professoras surdas alfabetizadoras. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 8, n. 37, p. 90-105, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3175 Acesso em: 21 fev. 2022 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2566
dc.description.abstract O presente artigo tem por objetivo analisar as narrativas de professores, alunos surdos e pais de alunos surdos sobre o fazer docente em uma escola específica para surdos. A partir de entrevistas semiestruturadas, analisou-se o papel de docentes surdos na constituição dos processos identitários de crianças surdas. A reflexão foi construída a partir de pensamentos defendidos por teóricos como Silva (2003), Skliar (2003), Hall (2006), Lopes e Neto (2003), Perlin (1998), entre outros, com a intenção de compreender o fazer docente do sujeito que ocupa o papel de professor no espaço escolar. Os resultados apontam para a necessidade de mudar a educação de surdos, proporcionando um espaço de constituição da identidade, o que remete à necessidade de repensar a formação de docentes. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Humanidades & Inovação pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.title Constituição de identidades surdas em escolas bilíngues e as inter-relações entre professoras surdas alfabetizadoras pt_BR
dc.type Artigo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account