Abstract:
O trabalho docente e a própria prática educativa no ensino superior,
seguidamente envolve dualidades entre formação e atuação, entre aquele
que ensina (supervisor) e o outro que aprende (estagiário). O estudo, com
base em experiências de formação à docência da Universidade Federal do
Rio Grande do Norte, discute a questão do estágio no ensino superior
como uma condição de possibilidade para pensar a educação de uma forma
compartilhada, cujos princípios orientadores envolvem uma sensibilidade
para com o outro, pelas evidências científico-profissionais relacionadas ao
campo da gestão acadêmica e comunicacional no ensino superior. A
investigação é viabilizada por meio de aportes teóricos desse campo e de
experiências registradas em relatórios documentados de estágios strictu
sensu, o que revela a necessidade de aprender a docência por meio de
experiências cooperativas para a formação contemporânea de professores e
para dar conta dos desafios atuais. Tal preocupação exige uma reviravolta
formativa para superar as posições maniqueístas, promovendo a formação
de professores universitários articulada à pós-graduação, assim como o
intercâmbio de estudos, experiências cooperativas e práticas ao aprender a
ser professor, desenvolvendo o pensar reflexivo do pós-graduando com o
docente em uma variedade de situações interdisciplinares, reveladas na
circularidade do planejar, avaliar e compreender a própria constituição
conjunta da organização didática que envolve o estágio de docência.