dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Gutierre, Liliane dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-31T16:29:19Z |
|
dc.date.available |
2022-03-31T16:29:19Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
CONTE, E.; GUTIERRE, L. Estágio docente em questão: formação e implicações . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656631. Acesso em: 30 mar. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2633 |
|
dc.description.abstract |
O trabalho docente e a própria prática educativa no ensino superior,
seguidamente envolve dualidades entre formação e atuação, entre aquele
que ensina (supervisor) e o outro que aprende (estagiário). O estudo, com
base em experiências de formação à docência da Universidade Federal do
Rio Grande do Norte, discute a questão do estágio no ensino superior
como uma condição de possibilidade para pensar a educação de uma forma
compartilhada, cujos princípios orientadores envolvem uma sensibilidade
para com o outro, pelas evidências científico-profissionais relacionadas ao
campo da gestão acadêmica e comunicacional no ensino superior. A
investigação é viabilizada por meio de aportes teóricos desse campo e de
experiências registradas em relatórios documentados de estágios strictu
sensu, o que revela a necessidade de aprender a docência por meio de
experiências cooperativas para a formação contemporânea de professores e
para dar conta dos desafios atuais. Tal preocupação exige uma reviravolta
formativa para superar as posições maniqueístas, promovendo a formação
de professores universitários articulada à pós-graduação, assim como o
intercâmbio de estudos, experiências cooperativas e práticas ao aprender a
ser professor, desenvolvendo o pensar reflexivo do pós-graduando com o
docente em uma variedade de situações interdisciplinares, reveladas na
circularidade do planejar, avaliar e compreender a própria constituição
conjunta da organização didática que envolve o estágio de docência. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Internacional de Educação Superior |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio docente |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Experiências cooperativas |
pt_BR |
dc.title |
Estágio docente em questão: formação e implicações |
pt_BR |
dc.type |
Artigo em periódico |
pt_BR |