DSpace Repository

Estágio docente em questão: formação e implicações

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Gutierre, Liliane dos Santos
dc.date.accessioned 2022-03-31T16:29:19Z
dc.date.available 2022-03-31T16:29:19Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation CONTE, E.; GUTIERRE, L. Estágio docente em questão: formação e implicações . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656631. Acesso em: 30 mar. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2633
dc.description.abstract O trabalho docente e a própria prática educativa no ensino superior, seguidamente envolve dualidades entre formação e atuação, entre aquele que ensina (supervisor) e o outro que aprende (estagiário). O estudo, com base em experiências de formação à docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, discute a questão do estágio no ensino superior como uma condição de possibilidade para pensar a educação de uma forma compartilhada, cujos princípios orientadores envolvem uma sensibilidade para com o outro, pelas evidências científico-profissionais relacionadas ao campo da gestão acadêmica e comunicacional no ensino superior. A investigação é viabilizada por meio de aportes teóricos desse campo e de experiências registradas em relatórios documentados de estágios strictu sensu, o que revela a necessidade de aprender a docência por meio de experiências cooperativas para a formação contemporânea de professores e para dar conta dos desafios atuais. Tal preocupação exige uma reviravolta formativa para superar as posições maniqueístas, promovendo a formação de professores universitários articulada à pós-graduação, assim como o intercâmbio de estudos, experiências cooperativas e práticas ao aprender a ser professor, desenvolvendo o pensar reflexivo do pós-graduando com o docente em uma variedade de situações interdisciplinares, reveladas na circularidade do planejar, avaliar e compreender a própria constituição conjunta da organização didática que envolve o estágio de docência. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Internacional de Educação Superior pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Estágio docente pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Experiências cooperativas pt_BR
dc.title Estágio docente em questão: formação e implicações pt_BR
dc.type Artigo em periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account