dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Habowski, Adilson Cristiano |
|
dc.contributor.author |
Milbradt, Carla |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-31T18:29:43Z |
|
dc.date.available |
2022-03-31T18:29:43Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E.; MILBRADT, C. As juventudes e as tecnologias: horizontes educacionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara/SP, v. 16, n. 2, p. 440-466, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12718/10413 - Acesso em 24 fev 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
Educação |
|
dc.description.abstract |
O estudo discute sobre os diferentes modos de viver das juventudes em meio às
aprendizagens sociais e culturais estimuladas pelas tecnologias digitais, tomando por base as
abordagens mapeadas em teses de doutorado produzidas de 2012 a 2016. Trata-se de uma
pesquisa hermenêutico-reconstrutiva realizada no portal da Biblioteca Digital Brasileira de
Teses e Dissertações no campo da educação, com o objetivo de identificar as problemáticas,
as interlocuções e os desafios sobre as juventudes e as tecnologias digitais. Trata-se de
reconhecer as relações entre diferentes perspectivas que vêm ao nosso encontro desde o final
do século XX, correspondendo às mudanças sociais que o contexto midiático está provocando
nas (im)possibilidades do diálogo intercultural das juventudes. Os debates sobre a cultura
digital e seus entrelaçamentos com a formação dos jovens retroalimentam os processos
educacionais, no sentido de ir além da ingenuidade instrumental, o que demanda um impulso
prático à intercomunicação no mundo com as juventudes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Juventudes |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
As juventudes e as tecnologias: horizontes educacionais. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |