dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Habowski, Adilson Cristiano |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-01T23:30:39Z |
|
dc.date.available |
2022-04-01T23:30:39Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. A Técnica de Pesquisa de Grupo Focal: contribuições à educação. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 10-16, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3103. Acesso em: 01 abr. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2653 |
|
dc.description.abstract |
Esta obra traduz as preocupações de análise metodológica da pesquisa em educação, no
sentido de contextualizar o legado da técnica investigativa do grupo focal, cujos
questionamentos e provocações se desenvolvem na crítica permanente, que se concretiza
na práxis de uma educação política. Para além de uma técnica de pesquisa estabelecida
como apropriação de conhecimentos formais e técnicos, o grupo focal é pensado em seu
devir, como meio de pesquisa que privilegia a rede de entrelaçamentos entre o campo
empírico e o teórico nas abordagens qualitativas. O núcleo dessa experiência de grupo focal
reside na compreensão do presente como histórico e cultural, no sentido de tornar todos os
participantes motivados pela pesquisa enquanto experiência articuladora entre o processo
de atuação profissional e o processo de formação cultural. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Cocar |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Grupo focal |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A técnica de pesquisa de grupo focal: contribuições à educação |
pt_BR |
dc.type |
Resenha |
pt_BR |