DSpace Repository

Interações crítico-dialéticas com as tecnologias na educação

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Habowski, Adilson Cristiano
dc.date.accessioned 2022-04-01T23:36:13Z
dc.date.available 2022-04-01T23:36:13Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Interações crítico-dialéticas com as tecnologias na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 15, n. 1, p. 266–288, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11993. Acesso em: 01 abr. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2654
dc.description.abstract O trabalho aborda os limites das tecnologias na educação, a partir dos discursos extraídos do mapeamento de teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação, no intervalo de 2012 a 2016. Trata-se de uma pesquisa hermenêutica realizada por meio da busca de palavras-chave, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), tendo por objetivo compreender as contribuições e problemáticas evidenciadas em teses sobre a temática. Os desafios e questionamentos das tecnologias vêm à cena na educação como modelos a serem seguidos, o que fragiliza as experiências de sentido pedagógico na interdependência histórico-formativa e desvela a necessidade de um movimento críticodialético que leve em consideração os conhecimentos construídos na escola. O professor, nesse cenário de mudanças, precisa ser um provocador da reflexão pedagógica roubada pelo desenvolvimento sucessivo de modismos técnicos, como ponto de partida à reconstrução dialética face às tecnologias na educação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Pensar crítico-dialético pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Teses pt_BR
dc.title Interações crítico-dialéticas com as tecnologias na educação pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account