dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Habowski, Adilson Cristiano |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-01T23:36:13Z |
|
dc.date.available |
2022-04-01T23:36:13Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Interações crítico-dialéticas com as tecnologias na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 15, n. 1, p. 266–288, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11993. Acesso em: 01 abr. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2654 |
|
dc.description.abstract |
O trabalho aborda os limites das tecnologias na educação, a partir dos discursos
extraídos do mapeamento de teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação, no
intervalo de 2012 a 2016. Trata-se de uma pesquisa hermenêutica realizada por meio da busca
de palavras-chave, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), tendo
por objetivo compreender as contribuições e problemáticas evidenciadas em teses sobre a
temática. Os desafios e questionamentos das tecnologias vêm à cena na educação como
modelos a serem seguidos, o que fragiliza as experiências de sentido pedagógico na
interdependência histórico-formativa e desvela a necessidade de um movimento críticodialético que leve em consideração os conhecimentos construídos na escola. O professor,
nesse cenário de mudanças, precisa ser um provocador da reflexão pedagógica roubada pelo
desenvolvimento sucessivo de modismos técnicos, como ponto de partida à reconstrução
dialética face às tecnologias na educação. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Pensar crítico-dialético |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Teses |
pt_BR |
dc.title |
Interações crítico-dialéticas com as tecnologias na educação |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |