dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Pugens, Natália de Borba |
|
dc.contributor.author |
Juliano, Kátia Renata Quinteiro |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-05T18:50:51Z |
|
dc.date.available |
2022-04-05T18:50:51Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
JULIANO, K. R. Q.; PUGENS, N. B.; CONTE, E. Estética do reconhecimento na educação: um olhar por meio da sétima arte. ARTEFACTUM – Revista De Estudos em Linguagem e Tecnologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 1-12, 2020. Disponível em: http://artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/view/1842. Acesso em: 05 abr. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2664 |
|
dc.description.abstract |
O ensaio discute como as expressões estéticas presentes em filmes podem desenvolver a
dimensão do reconhecimento para a formação humana e para a renovação das práticas
pedagógicas. A estética do reconhecimento surge como elemento à racionalidade pedagógica, por
ser um caminho sensível à crítica da cultura superficial da vida. O trabalho hermenêutico busca na
teoria do reconhecimento, nas relações entre ética e estética e na estética do reconhecimento, a
compreensão à seguinte inquietação: O debate de experiências fílmicas pode apoiar o
desenvolvimento do pensar crítico e a estética do reconhecimento nos processos educativos? Além
disso, propomos vincular o processo formativo em consonância com outros processos
contemporâneos de reconhecimento estético, tecendo diálogos descentrados. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
ARTEFACTUM – Revista De Estudos em Linguagem e Tecnologia |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Arte |
pt_BR |
dc.subject |
Reconhecimento estético |
pt_BR |
dc.subject |
Alteridade |
pt_BR |
dc.title |
Estética do reconhecimento na educação: um olhar por meio da sétima arte. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |