DSpace Repository

O Computador e a Arte-Educação: reflexões sobre os limites e as potencialidades dessa integração

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Habowski, Adilson Cristiano
dc.contributor.author Milbradt, Carla
dc.date.accessioned 2022-04-07T17:53:16Z
dc.date.available 2022-04-07T17:53:16Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation MILBRADT, C.; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. O Computador e a Arte-Educação: reflexões sobre os limites e as potencialidades dessa integração. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 47-66, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/52595. Acesso em: 07 abr. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2682
dc.description.abstract O presente texto, de abordagem hermenêutica, faz uma reflexão sobre os limites e as potencialidades do computador nos processos formativos da arteeducação dos estudantes. Partimos das seguintes problematizações: Quais são os sentidos e percepções dos professores nas experiências pedagógicas da arte-educação com o uso do computador? O computador no cotidiano escolar pode estimular o desenvolvimento de capacidades criativas nos sujeitos ou simplesmente aliená-las? O estudo visa compreender as relações da arteeducação e das formas de ensinar e de aprender por meio do computador, tendo em vista suas potencialidades e as percepções de experiências pedagógicas para o desenvolvimento do conhecimento sensível e singular no mundo. Partimos da hipótese de que o computador é, muitas vezes, tomado sobre uma representação empobrecida e operacionalizada, como algo fabricado para o consumo, o que gera a perda do sentido expressivo, comunicacional e a fugacidade deste instrumento cultural na educação. Por sua vez, quando é estimulado por um olhar artístico e sensível, pode ser (re)criado em novas manifestações socioculturais, produzindo sentidos e experiências estético-formativas no campo da arte-educação. Concluímos que o computador é uma construção humana com potencial para a promoção da criação criativa e de novas sensibilidades no campo da arte-educação, que pode causar rupturas em modelagens educacionais pelas próprias transformações que é capaz de engendrar nas práticas pedagógicas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Temas em Educação pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Arte-Educação pt_BR
dc.subject Computador pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title O Computador e a Arte-Educação: reflexões sobre os limites e as potencialidades dessa integração pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account