dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
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dc.contributor.author |
Habowski, Adilson Cristiano |
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dc.contributor.author |
Milbradt, Carla |
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dc.date.accessioned |
2022-04-07T17:53:16Z |
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dc.date.available |
2022-04-07T17:53:16Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.citation |
MILBRADT, C.; HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. O Computador e a Arte-Educação: reflexões sobre os limites e as potencialidades dessa integração. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 47-66, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/52595. Acesso em: 07 abr. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2682 |
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dc.description.abstract |
O presente texto, de abordagem hermenêutica, faz
uma reflexão sobre os limites e as potencialidades
do computador nos processos formativos da arteeducação dos estudantes. Partimos das seguintes
problematizações: Quais são os sentidos e
percepções dos professores nas experiências
pedagógicas da arte-educação com o uso do
computador? O computador no cotidiano escolar
pode estimular o desenvolvimento de capacidades
criativas nos sujeitos ou simplesmente aliená-las?
O estudo visa compreender as relações da arteeducação e das formas de ensinar e de aprender por
meio do computador, tendo em vista suas
potencialidades e as percepções de experiências
pedagógicas para o desenvolvimento do
conhecimento sensível e singular no mundo.
Partimos da hipótese de que o computador é,
muitas vezes, tomado sobre uma representação
empobrecida e operacionalizada, como algo
fabricado para o consumo, o que gera a perda do
sentido expressivo, comunicacional e a fugacidade
deste instrumento cultural na educação. Por sua
vez, quando é estimulado por um olhar artístico e
sensível, pode ser (re)criado em novas
manifestações socioculturais, produzindo sentidos
e experiências estético-formativas no campo da
arte-educação. Concluímos que o computador é
uma construção humana com potencial para a
promoção da criação criativa e de novas
sensibilidades no campo da arte-educação, que
pode causar rupturas em modelagens educacionais
pelas próprias transformações que é capaz de
engendrar nas práticas pedagógicas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Temas em Educação |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Arte-Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Computador |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.title |
O Computador e a Arte-Educação: reflexões sobre os limites e as potencialidades dessa integração |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |