Abstract:
O estudo aborda a alfabetização e oletramento na Educação Infantil na perspectiva
da partilha do sensível com o outro, nesse momento de ressonâncias institucionais,
sociais, econômicas e culturais, especialmente com os novos contornos da préescola.Procurando responder a problemática: Até que ponto, há uma idade certa
para alfabetizar? Quais os (des)caminhos encontrados na pré-escola quando
valorizamos o desenvolvimento humano por meio de uma sensibilização à
alfabetização e ao letramento? O texto é resultante de uma revisão de literatura
sobre os conceitos de alfabetização e letramento no campo da educação,
considerando as diretrizes legais e os pensadores que reinterpretam o assunto na
atualidade, aliado a uma pesquisa formação que tem como objetivo recontextualizar
e agregar novas aprendizagens às experiências de formação e atuação, por meio da
técnica de grupo focal, realizado com professoras da Educação Infantil, pertencentes
a escolas públicas e privadas do município de Canoas/RS.Os resultados apontam
para situações emergentes e polêmicas como a falta de entendimento por parte das professoras sobre os processos de alfabetização e letramento em articulação com
as práticas de ensino em contextos escolares, o que implica na adoção de métodos
de alfabetização, no plural, não apenas um método controlador de letras em sons,
sem sentido para o reconhecimento social.