DSpace Repository

Alfabetização e letramento: a partilha do sensível na educação infantil

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Rios, Míriam Benites
dc.contributor.author Oliveira, Janine Abreu de
dc.date.accessioned 2022-04-07T18:33:03Z
dc.date.available 2022-04-07T18:33:03Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation OLIVEIRA, J. A. ; RIOS, M. B. ; CONTE, E. Alfabetização e letramento: a partilha do sensível na educação infantil. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 424–452, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1247. Acesso em: 07 abr. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2686
dc.description.abstract O estudo aborda a alfabetização e oletramento na Educação Infantil na perspectiva da partilha do sensível com o outro, nesse momento de ressonâncias institucionais, sociais, econômicas e culturais, especialmente com os novos contornos da préescola.Procurando responder a problemática: Até que ponto, há uma idade certa para alfabetizar? Quais os (des)caminhos encontrados na pré-escola quando valorizamos o desenvolvimento humano por meio de uma sensibilização à alfabetização e ao letramento? O texto é resultante de uma revisão de literatura sobre os conceitos de alfabetização e letramento no campo da educação, considerando as diretrizes legais e os pensadores que reinterpretam o assunto na atualidade, aliado a uma pesquisa formação que tem como objetivo recontextualizar e agregar novas aprendizagens às experiências de formação e atuação, por meio da técnica de grupo focal, realizado com professoras da Educação Infantil, pertencentes a escolas públicas e privadas do município de Canoas/RS.Os resultados apontam para situações emergentes e polêmicas como a falta de entendimento por parte das professoras sobre os processos de alfabetização e letramento em articulação com as práticas de ensino em contextos escolares, o que implica na adoção de métodos de alfabetização, no plural, não apenas um método controlador de letras em sons, sem sentido para o reconhecimento social. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Alfabetização e letramento pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Tendências pt_BR
dc.title Alfabetização e letramento: a partilha do sensível na educação infantil pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account