dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Rios, Míriam Benites |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Janine Abreu de |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-07T18:33:03Z |
|
dc.date.available |
2022-04-07T18:33:03Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, J. A. ; RIOS, M. B. ; CONTE, E. Alfabetização e letramento: a partilha do sensível na educação infantil. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 424–452, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1247. Acesso em: 07 abr. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2686 |
|
dc.description.abstract |
O estudo aborda a alfabetização e oletramento na Educação Infantil na perspectiva
da partilha do sensível com o outro, nesse momento de ressonâncias institucionais,
sociais, econômicas e culturais, especialmente com os novos contornos da préescola.Procurando responder a problemática: Até que ponto, há uma idade certa
para alfabetizar? Quais os (des)caminhos encontrados na pré-escola quando
valorizamos o desenvolvimento humano por meio de uma sensibilização à
alfabetização e ao letramento? O texto é resultante de uma revisão de literatura
sobre os conceitos de alfabetização e letramento no campo da educação,
considerando as diretrizes legais e os pensadores que reinterpretam o assunto na
atualidade, aliado a uma pesquisa formação que tem como objetivo recontextualizar
e agregar novas aprendizagens às experiências de formação e atuação, por meio da
técnica de grupo focal, realizado com professoras da Educação Infantil, pertencentes
a escolas públicas e privadas do município de Canoas/RS.Os resultados apontam
para situações emergentes e polêmicas como a falta de entendimento por parte das professoras sobre os processos de alfabetização e letramento em articulação com
as práticas de ensino em contextos escolares, o que implica na adoção de métodos
de alfabetização, no plural, não apenas um método controlador de letras em sons,
sem sentido para o reconhecimento social. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Alfabetização e letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Tendências |
pt_BR |
dc.title |
Alfabetização e letramento: a partilha do sensível na educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |