Abstract:
O artigo busca compreender os desafios e as tendências no que diz respeito à sensibilização e
articulação do computador para o ensino de Arte. Temos como horizonte as seguintes problematizações:
Quais são os desafios e as tendências contemporâneas à articulação entre arte-educação-computador
para os cenários de aprendizagem em Arte? Quais são os discursos e as preocupações presentes nas
dissertações e teses produzidas na esfera da arte-educação e computador? Que percepções os professores
têm em relação às experiências com o uso do computador nas aulas de Arte? Se as tecnologias nas
interfaces da linguagem artística, da produção cultural e da vida cotidiana não cessam de nos provocar,
por meio de práticas sociais e interações no mundo, quais questões emergem desse universo dialógico
do conhecimento? Trata-se de uma pesquisa hermenêutica que propõe rastrear as produções referentes
ao campo da arte-educação e computador, problematizando as tradições e instrumentos culturais e suas
articulações nas escolas. Após um levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses
e Dissertações (BDTD), para compreender as produções do campo, realizamos um estudo exploratório
que levou em consideração as concepções de três professores que atuam em escolas e descrevem o
horizonte da arte-educação nos cenários de uso do computador. Concluímos que o uso do computador
para a criação artística no cotidiano escolar pode contribuir para o aperfeiçoamento didático da arteeducação pelo acesso às redes digitais, mas é na questionabilidade da experiência prática e no esforço
educacional da reinvenção humana que o conhecimento das narrativas estéticas e da produção cultural
ganha novas dimensões formativas e sociais.