dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Habowski, Adilson Cristiano |
|
dc.contributor.author |
Milbradt, Carla |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-07T18:51:52Z |
|
dc.date.available |
2022-04-07T18:51:52Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
MILBRADT, C.; HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Arte-educação e computador: tendências e desafios. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 43, p. 515-541, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7051. Acesso em: 07 abr. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2688 |
|
dc.description.abstract |
O artigo busca compreender os desafios e as tendências no que diz respeito à sensibilização e
articulação do computador para o ensino de Arte. Temos como horizonte as seguintes problematizações:
Quais são os desafios e as tendências contemporâneas à articulação entre arte-educação-computador
para os cenários de aprendizagem em Arte? Quais são os discursos e as preocupações presentes nas
dissertações e teses produzidas na esfera da arte-educação e computador? Que percepções os professores
têm em relação às experiências com o uso do computador nas aulas de Arte? Se as tecnologias nas
interfaces da linguagem artística, da produção cultural e da vida cotidiana não cessam de nos provocar,
por meio de práticas sociais e interações no mundo, quais questões emergem desse universo dialógico
do conhecimento? Trata-se de uma pesquisa hermenêutica que propõe rastrear as produções referentes
ao campo da arte-educação e computador, problematizando as tradições e instrumentos culturais e suas
articulações nas escolas. Após um levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses
e Dissertações (BDTD), para compreender as produções do campo, realizamos um estudo exploratório
que levou em consideração as concepções de três professores que atuam em escolas e descrevem o
horizonte da arte-educação nos cenários de uso do computador. Concluímos que o uso do computador
para a criação artística no cotidiano escolar pode contribuir para o aperfeiçoamento didático da arteeducação pelo acesso às redes digitais, mas é na questionabilidade da experiência prática e no esforço
educacional da reinvenção humana que o conhecimento das narrativas estéticas e da produção cultural
ganha novas dimensões formativas e sociais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Práxis Educacional |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Arte-Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Computador |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagens didático-pedagógicas |
pt_BR |
dc.title |
Arte-educação e computador: tendências e desafios |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |