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A inclusão digital de crianças com múltiplas deficiências na escola

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dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Habowski, Adilson Cristiano
dc.contributor.author Carvalho, Carla Elisandra Oliveira
dc.date.accessioned 2022-04-08T17:50:19Z
dc.date.available 2022-04-08T17:50:19Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation CARVALHO, C. E. O.; HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. A inclusão digital de crianças com múltiplas deficiências na escola. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 153 - 176, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019153. Acesso em: 08 abr. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2697
dc.description.abstract Nos artefatos tecnológicos estão subjacentes visões de mundo, linguagens, conhecimentos, bem como questões objetivas em construção, que surgem como alternativas para aprender a pensar as demandas da comunidade escolar e digital. O presente ensaio busca compreender a cultura da escola, através de uma pesquisa etnográfica, apresentando as aporias enfrentadas no cotidiano educativo em termos do uso de tecnologias digitais por crianças com múltiplas deficiências. Na atualidade, as tecnologias digitais têm demonstrado a possibilidade de uma nova perspectiva educacional enquanto ferramentas no processo de ensino e de integração das diferenças na escola regular, visto que no mundo infantil a conexão digital é incorporada como forma de comunicação e intercâmbio, superando os isolamentos em diferentes contextos. Mas, será que os recursos tecnológicos podem motivar processos de ensino e de aprendizagem inclusivos, facilitando a transformação das atividades pedagógicas reprodutivas e de segregação por novas compreensões nas diferenças que os enfoques tecnológicos colocam à práxis? Neste sentido, o trabalho gira em torno de problemas de investigação apontados e identificados na cultura da escola, considerando os artefatos digitais na realidade dos educandos com deficiências. A partir do contexto apresentado, o trabalho conclui que o acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e à tecnologia assistiva (TA) torna-se relevante para viabilizar a inclusão humana, tecnológica, educacional e social de educandos com múltiplas deficiências, tanto para a melhoria das condições de relacionamento social com as limitações sentidas pelos sujeitos, mas, sobretudo, para o reconhecimento inclusivo nos diferentes espaços e tempos da formação socializada. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Linhas pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Inclusão digital pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Múltiplas deficiências pt_BR
dc.title A inclusão digital de crianças com múltiplas deficiências na escola pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


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